Simões Filho marca presença com destaque na Formação Continuada promovida pelo IAT em Salvador

Por Sérgio Ferreira 13/07/2025 - 06:24 hs

Redação

A cidade de Simões Filho se destacou durante a primeira etapa presencial da Formação Continuada de Equipes Técnicas, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O evento foi realizado nos dias 09, 10 e 11 de julho, em Salvador, e reuniu profissionais das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) da rede pública estadual.

Representando Simões Filho, participaram ativamente dos três dias de atividades a secretária de Educação, Heliene Mota, e as coordenadoras pedagógicas Vera Buri e Evangivalda Queiroz, reafirmando o compromisso do município com a qualificação da gestão educacional e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao Ensino Fundamental.


Durante o encontro, a secretária Heliene Mota destacou a relevância da formação e parabenizou a organização estadual pela iniciativa. “Eventos como esse são essenciais para o alinhamento entre Estado e municípios. Voltamos para Simões Filho com ideias inovadoras, ferramentas estratégicas e mais preparados para enfrentar os desafios da aprendizagem. Parabenizo o IAT pela condução sensível e técnica do processo”, afirmou.

As coordenadoras Vera Buri e Evangivalda Queiroz também elogiaram a programação. “Foram dias de imersão, troca de experiências e aprofundamento de temas que realmente fazem a diferença na nossa prática diária. É um privilégio poder participar e contribuir com as ações voltadas à melhoria da educação pública na Bahia”, disse Vera. Evangivalda reforçou: “Saímos mais fortalecidos e motivados a implementar ações assertivas no nosso território”.

Com foco na permanência escolar, no combate à evasão e na gestão da aprendizagem, a formação contou com conferências, oficinas, seminários, práticas colaborativas e jogos interativos. Foram ofertadas 888 vagas, sendo 834 para técnicos municipais e 54 para os NTEs.

A ação faz parte de uma jornada formativa com carga horária de 104h por etapa (2024-2026), promovida em regime de colaboração entre Estado, municípios e a União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (Undime/BA), consolidando-se como mais uma estratégia de valorização dos profissionais da educação e fortalecimento do regime de colaboração na Bahia.


Visual News Noticias