Simões Filho fortalece identidade cívica e histórica ao receber Fogo Simbólico da Independência da Bahia
Prefeito Del protagoniza cerimônia e reafirma compromisso com a memória do povo baiano
Prefeito Del protagoniza cerimônia e reafirma compromisso com a memória do povo baiano
Redação
Simões Filho, cidade estratégica da Região Metropolitana de Salvador, reafirmou nesta terça-feira (1º de julho) sua posição de destaque na história da Bahia ao sediar, pelo terceiro ano consecutivo, a passagem do Fogo Simbólico da Independência — símbolo que percorre municípios baianos celebrando os ideais de liberdade e resistência que marcaram o 2 de Julho de 1823.
O ato cívico, conduzido pelo prefeito Devaldo Soares, o Del, reuniu autoridades, lideranças políticas e a população em um momento de reverência à luta pela independência da Bahia e do Brasil. A cidade serviu novamente como ponto de convergência entre os Fogos Simbólicos dos Recôncavos Norte e Oeste, que seguiram em direção ao bairro de Pirajá, em Salvador — palco das batalhas que consolidaram a emancipação baiana do domínio português.
Durante a solenidade, o prefeito Del destacou o significado do evento como uma ponte entre passado e presente. “Estamos dando sequência a uma guerra iniciada há mais de 200 anos. Assim como aqueles homens e mulheres que lutaram pela independência, nós seguimos batalhando pelo desenvolvimento de Simões Filho. A cidade cresceu, avançou e continua sendo símbolo de resistência”, declarou, emocionado.
Com um discurso pautado no respeito à história e no compromisso com a população, o gestor reafirmou a filosofia de sua administração. “Minha fala é sempre no sentido de ouvir o povo, discutir a cidade com a sociedade civil, com quem realmente vive as necessidades. O que queremos é compromisso, é verdade, é trabalho sério. Quem se dedica ao povo tem o nosso respeito”, completou.
A celebração cívica foi marcada por expressões culturais que exaltaram a identidade local e baiana. Se apresentaram a Fanfarra Autônoma de Simões Filho (Fanausf), a Banda Show Integração da Bahia, a Banda Show Contemporânea, o Grupo de Capoeira Discípulos de Mestre Café e o tradicional Baile Pastoril Queimada das Palhinhas, resgatando elementos do folclore e da memória popular.
O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas, incluindo a deputada estadual Kátia Oliveira, a vice-prefeita Simone Costa, o presidente da Câmara Municipal, vereador Itus Ramos, e secretários municipais. Também prestigiaram o ato os prefeitos Débora Régis (Lauro de Freitas) e Eriton Ramos (Candeias), além dos ex-prefeitos Diógenes Tolentino (Simões Filho) e Pitágoras Ibiapina (Candeias).
A prefeita Débora Régis, ao discursar, elogiou a organização do evento e o papel de Simões Filho na preservação da história. “Parabenizo o prefeito Del pela grandiosidade desse momento. Isso demonstra respeito pela história e pelo seu povo. Aprendi muito hoje e levo essa experiência para minha cidade”, afirmou.
Ao final da cerimônia, o prefeito Del agradeceu à população e reiterou seu compromisso com o futuro. “Vamos seguir firmes, com coragem e responsabilidade, debatendo, dialogando e fazendo o que for melhor para nossa cidade e para a Bahia. Essa é a luta que vale a pena”, concluiu.
A Independência da Bahia, celebrada no 2 de Julho, é um marco de resistência popular e protagonismo baiano. A data homenageia o movimento vitorioso que expulsou definitivamente as tropas portuguesas do território, consolidando a independência do Brasil.
Simões Filho, ao integrar o trajeto do Fogo Simbólico, não apenas cumpre um papel geográfico — mas reafirma sua identidade cívica, comprometida com a valorização da história, da cultura e da luta por justiça social. A presença do povo, das autoridades e das expressões culturais locais transformou a cerimônia em um verdadeiro ato de pertencimento à memória viva da Bahia.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Geovanna Cantuário será entrevistada pelo canal O Rei Me Chamou no dia 26 de fevereiro d...
Empregabilidade na RMS: veja o ranking entre Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e ...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (05)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (05)
5 mil vagas temporárias para o período da páscoa em todo Brasil, sem exigir experiênci...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (05)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (05)
Geovanna Cantuário será entrevistada pelo canal O Rei Me Chamou no dia 26 de fevereiro d...