Redação
Em entrevista ao radialista Ataíde Barbosa, no programa Panorama de Notícias, da Rádio Simões Filho FM 87.9, o Secretário de Ordem Pública de Simões Filho, Capitão Antonio José, apresentou um panorama das ações e desafios da SEMOP nestes primeiros meses de gestão, destacando a parceria com o prefeito Devaldo Soares e os avanços na organização da cidade.
Segundo o secretário, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) é responsável pela administração dos centros comerciais públicos, como o Mercado Municipal, a Rodoviária, além dos cemitérios, segurança patrimonial, vigilância em escolas, hospitais e UPA. "Nosso trabalho envolve diversos setores estratégicos para garantir a ordem e o bom funcionamento dos espaços públicos", destacou o secretário.
Questionado sobre o processo de ordenar a cidade, o secretário reconheceu o desafio:
"Sim, é um trabalho muito árduo. Às vezes, a situação econômica nos impõe certos impedimentos, mas, juntamente com o prefeito Devaldo Soares, estamos buscando as melhores condições para solucionar as dificuldades e organizar a cidade. Já enviamos o novo Código de Postura para apreciação na Câmara Municipal", informou.
Sobre a situação do Mercado Municipal, que apresenta boxes fechados, o secretário explicou:
"Temos um equipamento que, infelizmente, não comporta todos os permissionários. Por isso, alguns boxes permanecem fechados. A pedido do prefeito, estamos realizando um recadastramento que já está em andamento. Após a conclusão, entregaremos os novos alvarás aos permissionários."
O secretário revelou que a SEMOP opera atualmente com cerca de 70% de seu efetivo. "Algumas escolas ainda estão sem vigilantes, mas o prefeito está atento a essa situação", pontuou.
Outro destaque foi a situação do Centro Comercial Vivaldo Paim, no bairro Cia 1. O secretário informou que está sendo feita uma nova avaliação para decidir entre uma reforma ou a construção de um novo equipamento.
Quando questionado sobre as principais demandas da população, o secretário destacou que as denúncias sobre paredões de som lideram as solicitações. "É um tema que requer o envolvimento de diversas secretarias para um atendimento eficiente à população", afirmou.
Sobre a audiência pública realizada no último dia 15/06/2025, o secretário se mostrou satisfeito:
"Estou muito alegre. A equipe da SEMOP trabalha com unidade; todos saem ganhando. Foi uma solicitação da comunidade e, para isso, procurei o juiz, promotor, Major Hildegard, delegado Dr. Jader, e o Major da Rondesp, Major Guilherme. Em reunião com todas as secretarias envolvidas, decidimos pela realização da audiência pública."
O secretário ainda ressaltou a importante participação do Major Hildegard, que trouxe dados positivos, como a redução dos homicídios em Simões Filho, além de destacar a colaboração das Secretarias de Assistência Social e Juventude.
O secretário também comentou sobre o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), criado pelo Decreto nº 2664/2025, que fortalece a articulação entre os diversos órgãos de segurança e gestão pública no município.
Com vasta experiência na Polícia Militar, o secretário acredita que sua trajetória contribui para a gestão da SEMOP:
"Trabalhei com o Major Hildegard, fui seu subcomandante por diversas vezes, com uma experiência de 35 anos. Agradeço também à Guarda Municipal, sob o comando de José Dias. Estamos preparando a Guarda para ser armada, o que reforçará ainda mais a segurança na cidade", revelou.
Confirmou que a Guarda Municipal é subordinada à SEMOP e reconheceu que o efetivo ainda é baixo:
"Precisamos aumentar o contingente. Recentemente, cinco novos guardas aprovados em concurso público foram convocados e passarão por um curso de 800 horas de formação."
Atualmente, a SEMOP conta com mais de 600 funcionários. O secretário fez questão de destacar o apoio das secretarias de Governo, Administração e da Vice-prefeita Simone Costa.
Sobre a cobrança do prefeito, o secretário afirmou:
"O prefeito Devaldo Soares tem estado atento e firme. Assim que o novo Código de Postura for aprovado pela Câmara, teremos melhores condições legais para organizar a cidade."
Por fim, o secretário agradeceu ao prefeito pela equipe que disponibilizou para a SEMOP e ressaltou o compromisso em manter a cidade organizada:
"Vale lembrar que o centro estava poluído, com ambulantes espalhados pela cidade. A gestão do ex-prefeito Dinha deixou a cidade organizada, e nós vamos manter essa organização. Já ordenamos os trailers e estamos organizando os ambulantes no Cia, ordenando os passeios no bairro", concluiu.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Geovanna Cantuário será entrevistada pelo canal O Rei Me Chamou no dia 26 de fevereiro d...
Empregabilidade na RMS: veja o ranking entre Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e ...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (05)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (05)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (05)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (05)
Geovanna Cantuário será entrevistada pelo canal O Rei Me Chamou no dia 26 de fevereiro d...
Empregabilidade na RMS: veja o ranking entre Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e ...