Mulher mais alta do planeta tem mais três recordes mundiais reconhecidos

Por Sérgio Ferreira 15/11/2022 - 03:50 hs

Por: Sérgio Ferreira

Em 2021, a turca Rumeysa Gelgi, de 25 anos, foi reconhecida pelo Guinness World Records como a mulher mais alta do mundo, quando atingiu 2,15 metros de altura. Já recentemente, ela bateu mais três marcas impressionantes.


 

Rumeysa é considerada agora a mulher detentora do dedo e das costas mais longos e as maiores mãos de todo o planeta.

 

De acordo com os registros da entidade, o dedo mais longo da turca possui 11,2 cm e as costas 59,9 cm. Enquanto a mão direita dela tem 24,93 cm de comprimento e a esquerda, 24,26 cm.

 

Rumeysa, conforme já explicado em HORA 7, é portadora da síndrome de Weaver, condição rara que provoca o crescimento acelerado do corpo. Sendo assim, ela necessita de uma cadeira de rodas para se locomover na maior parte do tempo. Em períodos mais curtos, é auxiliada por um andador.

 

No ano de 2014, aos 18 anos, a turca já havia recebido o título de adolescente mais alta do mundo. Atualmente, ela trabalha como advogada, pesquisadora e palestrante.

 

Diante dos holofotes, Rumeysa disse ao Guinness que espera ter encontrado uma plataforma de divulgação para informar as pessoas sobre condições médicas raras.

 

A critério de curiosidade, o homem vivo mais alto do planeta também mora na Turquia e atende pelo nome de Sultan Kösen. Ele tem 2,51 metros de estatura.