Por: Sérgio Ferreira
Embora tenha fechado suas fábricas no Brasil, a Ford manteve na Bahia um centro de pesquisa e desenvolvimento e anunciou na tarde desta terça-feira, 24, que contratou 500 engenheiros, elevando para cerca de 1,5 mil o total de profissionais nessa área.
O centro tem atualmente 25% de suas atividades voltadas às adaptações necessárias aos modelos importados pela marca e 75% na cooperação e desenvolvimento de projetos globais.
“O time brasileiro tem uma contribuição importante na engenharia global da Ford, desenvolvendo produtos, patentes, tecnologias e softwares que estão ajudando a moldar o futuro da mobilidade”, afirmou, em nota, o presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo. “É uma prova da capacidade e da competitividade do nosso País em exportar projetos e conhecimento”.
Antes instalado na fábrica de Camaçari – que agora esta à venda -, o centro foi transferido para o Cimatec Park, no complexo local do Senai que funciona como um ecossistema de inovação.
A convite da Ford, o governador Rui Costa visitou hoje o novo centro, que passa por ampliação, e foi informado das 500 contratações feitas ao longo deste ano. O centro inclui também o campo de provas em Tatuí (SP).
Setor passa por transformação global
Justo destacou o momento de transformação vivido pela indústria automotiva global, com a introdução de novas tecnologias – como a de carros elétricos -, e mudanças de hábito dos consumidores, o que, segundo ele, abre oportunidades para o aproveitamento da especialização e do conhecimento da equipe da Ford brasileira, mesmo que o grupo não mantenha mais produção local de veículos.
Além de parcerias com instituições como a Universidade Federal da Bahia e o Senai, a Ford mantém programas de treinamento, palestras e workshops para atração e desenvolvimento de novos talentos. A empresa oferece ainda um curso de desenvolvimento de software, criado em parceria com o Senai Cimatec, com 80 vagas gratuitas para pessoas de baixa renda.
Estadão Conteúdo
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quarta (01)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quarta (01)
RONDESP RMS ganha nova sede em Simões Filho para reforçar o combate ao crime organizado ...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta sexta