Prefeito de Simões Filho e a Deputada Kátia Oliveira participa da XXIII Marcha a Brasília em defesa dos municípios

Por Visual News Notícias 26/04/2022 - 23:18 hs

Por: Sérgio Ferreira

Considerado o maior evento municipalista da América do Sul, acontece em Brasília, até o próximo dia 28, a XXIII Marcha em Defesa dos Municípios. O prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino (Dinha), e a Deputada Kátia Oliveira e vereadores, secretários municipais e  comitiva integra a comitiva  Baiana de gestores que participam do encontro promovido pela CNM - Confederação Nacional de Municípios.

O encontro, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), do DF. A comitiva da Bahia com mais de 500 participantes, cobrou  a redução da alíquota patronal do INSS paga pelas prefeituras, para o equilíbrio fiscal dos municípios.


O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro(PL), do presidente da Câmara dos Deputados, Artur lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, além de 18 ministros de Estado.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, destacou a importância do envolvimento da União no repasse de recursos para os municípios. “Nós queremos não só na palavra, mas que na prática seja respeitado o pacto federativo”, afirmou.


Em Brasília, a Deputada Estadual Kátia Oliveira, acompanha o Prefeito Dinha e na manhã desta terça-feira (26), a parlamentar baiana esteve ao lado da secretária municipal do Desenvolvimento Social e da Cidadania, Andrea Pereira, em agenda ao Ministério da Cidadania. “Essa união de esforços permitirá a ampliação da rede socioassistencial em nossa cidade, garantindo direitos básicos a população que mais precisa. Juntos somos mais fortes”, escreveu a legisladora na suas redes sociais.


Durante o dia, ela também esteve no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Na ocasião, Kátia Oliveira apresentou a proposta de criação da Bolsa Social Maria da Penha (IND. 25.888/2021), para amparar financeiramente, de forma emergencial, as mulheres ameaçadas ou vítimas de violência doméstica e familiar.

“Solicitei a análise desta ideia e sua inclusão na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, garantindo que as mulheres brasileiras e baianas sejam respeitadas e tenham o seu direito a vida protegido, com o devido apoio do Estado para reconstruir sua trajetória”, destacou a parlamentar.


Também acompanham o Prefeito Dinha no Distrito Federal, os secretários, Sirliane Ribeiro (Esportes, Lazer e Juventude), Laís Matos (Administração), Andrea Almeida (Políticas Públicas para Mulheres), Mariza Bomfim (Educação), Genivaldo Lima (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Joel Cerqueira (Turismo), além dos vereadores: Jackson Bomfim, Moisés Santos, Belo Gazineu, Adailton Caçambeiro, Carlos Neto e Roberto Souza.