Por: Sérgio Ferreira
A deputada estadual defendeu nesta terça-feira (8), quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a aprovação de um projeto de sua autoria para criar a Bolsa Social Maria da Penha, um auxílio financeiro destinado às mulheres ameaçadas ou vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero, em situação de vulnerabilidade social. Ela apresentou a indicação no final do ano passado e diz esperar que a matéria seja aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e encaminhada ao Governo do Estado.
“A violência contra a mulher é hoje um tema amplamente discutido e, infelizmente, estamos vendo uma escalada dos casos de crimes contra elas. Recentemente, tivemos um caso de uma mulher assassinada pelo ex-marido na frente do filho. É preciso, por um lado, atuar para inibir os casos e punir os autores e, por outro, garantir uma assistência a estas mulheres que sofrem diariamente com essa violência”, afirmou ela.
O auxílio financeiro, defende a deputada, vai permitir que as vítimas possam se afastar dos agressores. “Sabemos que a violência atinge todas as classes, mas as mulheres mais pobres são as mais afetadas, segundo apontam estudos. E sabemos que muitas delas têm dependência financeira dos agressores. O auxílio vai tirar elas dessa dependência”, argumenta.
Segundo a deputada, várias iniciativas nos últimos anos avançaram no sentido de combater a violência contra a mulher e ampliar os direitos delas. Contudo, pontua, é preciso avançar ainda mais. “Neste Dia Internacional da Mulher, é preciso celebrar as conquistas, como a Lei Maria da Penha, a Lei do Feminicídio, mas também precisamos alertar que muito ainda precisa ser feito para proteger as mulheres”, ressaltou.
Na manhã desta terça-feira (08), a deputada Kátia Oliveira participou da abertura da programação do mês da Mulher, em Simões Filho, evento realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e com o apoio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) – Nilda Fiúza. No encontro também foi realizado o lançamento do Programa Bolsa Maria da Penha.
“Neste Dia Internacional da Mulher, assinei em Simões Filho o
termo do Programa Bolsa Maria da Penha – projeto de minha autoria que
destina um auxílio financeiro às mulheres ameaçadas ou vítimas de
violência doméstica, familiar e de gênero, em situação de
vulnerabilidade social e sob medida protetiva de segurança”, destacou a legisladora em suas redes sociais.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Simões Filho avança na alfabetização e conquista Selo Bronze do MEC com políticas edu...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quarta (11)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quarta (11)
IPTU 2026 em Simões Filho: Saiba como garantir 10% de desconto no pagamento em cota únic...