Em novo pronunciamento, Zelensky indica 9 mil soldados russos mortos na Ucrânia

Por Sérgio Ferreira 03/03/2022 - 07:58 hs

Por: Sérgio Ferreira

Nesta quarta-feira (2/3), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, concedeu nova entrevista coletiva para falar sobre o sétimo dia de ataque de forças da Rússia à  Ucrânia. No pronunciamento, Zelensky chegou a dizer que “vão mandar a Rússia embora com a vergonha que merece”.

O presidente usou o momento também para elogiar a resistência dos ucranianos da qual ele considerou “heroica”. “Somos uma nação que quebrou os planos do inimigo em uma semana. Planos escritos há anos: pérfidos, cheios de ódio ao nosso país, nosso povo", afirmou Zelensky em um vídeo.

Além disso, ele afirmou que admira os cidadãos que seguem resistindo há sete dias aos avanços da Rússia e ainda deu indiretas para as tropas russas. “Todos os ocupantes estão avisados que serão rejeitados pelos ucranianos. Vocês devem lembrar para sempre que nós nunca vamos desistir”

Zelensky anunciou também que quase 9 mil soldados russos morreram em uma semana — um número que não pode ser verificado de imediato e que é rejeitado pelo governo da Rússia.

Anteriormente, o primeiro primeiro balanço do exército russo, que foi divulgado nesta quarta-feira, cita 498 soldados mortos e 1.597 feridos.