Flaviano Oliveira Ator é indicado ao ‘ Berimbau de Ouro’ como melhor ator

Por Sérgio Ferreira 05/02/2022 - 19:07 hs

Por: Sérgio Ferreira

O ator e cineasta Flaviano oliveira foi indicado pela jornalista Cássia Reuter para receber o prêmio “Berimbau de ouro”, na categoria de melhor ator no filme ‘ Lições de um Salvamento’.


Aberto ao público ( que obrigatoriamente deve usar máscara e manter o distanciamento), o IX Berimbau de Ouro será realizado nos dias 10 e 11 de março, sempre às 18h, na Organização de Auxilio Fraterno (OAF), localizado na Rua do Queimado, 17 Lapinha, em Salvador.


É a segunda vez que o nome de Oliveira aparece na lista dos “berimbaus de ouro”, como denomina o mestre de capoeira e historiador Máximo Pereira de Brito Filho, organizador do evento. Em 2020, VIIº edição do evento, ele foi indicado para receber o prêmio em reconhecimento pelo roteiro e atuação no filme O Fio da Meada.


Feliz por ter a oportunidade de participar da IX  Edição do “ Berimbau de Ouro”, Oliveira, mineiro que se apaixonou pela Bahia e reside em Simões Filho, acredita que a indicação de ator a um premio ‘ é tudo de bom, é gratificante. É um sinal que o seu trabalho no meio artístico está sendo visto por técnicos, pessoas que trabalham com pesquisa, avaliação e crítica na área cinematográfica e de TV, sendo analisado se o mesmo é merecedor do prêmio ou não.

Com o slogan “ A noite das Estrelas”, o premio concederá 50 troféus, entregues a personalidades e instituições importantes para cultura. Conforme  mestre Máximo, “a ideia é a valorização e o reconhecimento” de grandes personalidades ligadas á cultura, em diversas categorias, além de premiar os melhores de 2021.


O “Berimbau de Ouro” foi idealizado por mestre Máximo, integrante do Grupo de Capoeira Mangangá, em Salvador. O Prêmio foi criado em 2008, originalmente para homenagear os mestres e destaques da Capoeira no brasil, sendo considerado uma das premiações mais consagradas da Capoeira no mundo. Em 2013, o “ Berimbau de Ouro” passou a ser multicultural e englobar outras categorias além da capoeira.

Sérgio Ferreira RJMT n°5134 - CR1595