Por: Sérgio Ferreira
A escritora Lúcia Matos será homenageada com a Medalha Mérito Legislativo do Parlamento Municipal por indicação do vereador e Presidente do Legislativo.
A outorga de uma das maior honraria da Câmara de Vereadores de Simões Filho é uma homenagem dos vereadores em reconhecimento às pessoas que colaboram ou já colaboraram com o desenvolvimento da cidade. A sessão solene acontecerá no dia 7 de novembro, no plenário Valter Jorge dos Santos..
Leia a historia da escritora Lúcia Matos.
Lúcia Matos e suas histórias sobre o Colégio Municipal Padre Luiz Palmeira
Tudo começou há um tempão atrás, onde chegamos ao Cia- Centro Industrial de Aratu, quadra 5 – Simões Filho- BA, tinha 2 anos de idade uma família de oito irmãos, tendo como pai Deraldo Silva e mãe Izaura Maria Matos Silva (D. Bá), que perde seu pai aos oito anos de idade e que a partir daquele dia não sabia o tanto de preconceitos, racismos, pobreza, injúrias... Que estavam por vir, mas surgi uma mulher guerreira que fez de tudo para criar os seus filhos sozinha, viúva, não trabalhava, e tinha que sustentar oito bocas.
Comecei o ensino primário no Colegão (Escola Centro Educacional de Aratu), depois Polivalente de Aratu. És que chega a época do ginásio, hoje Fundamental II. Que maravilha!!
Nessa época tínhamos que estudar quatro pela manhã e quatro pela tarde, porque mainha não tinha condições de comprar kichute para todos nem o escudo do colégio, pois só poderia entrar de farda completa. O que mainha fazia: chegavam os quatro filhos e ela automaticamente lavava rápido e passava o ferro quente para enxugar para que os outros quatro filhos fossem para o colégio.
Vale ressaltar que D. Bá, vendia salgados, pipoca e o famoso sonho para sustentar toda a família e sempre me dizia: -“Você é preta, não tem pai e precisa estudar dobrado para não lavar os banheiros dos brancos”. Foi o que fiz, escutei o que minha maravilhosa mãe falou e com muita ajuda de minha irmã Célia Maria incentivou-me a estudar e torna-me o que sou hoje.
É inegável que a educação é a base para uma boa convivência social, construindo cidadãos críticos e expressivos, algo que tem início no ambiente familiar e evoluí no convívio social e na instituição educacional, foi o que aconteceu comigo.
Ainda nesse eixo, estava no Colégio Luiz Palmeira no ano de 2019 onde acontecia uma reunião de pais, alunos e mestres e a gestora convidou-me para falar um pouco sobre a educação e indisciplina dos alunos.
Nesse sentido comecei a relatar a minha história, dizendo que sou filha de pobres, negros que não tiveram estudos, mas em nenhum momento desistiu dos filhos e sempre acreditou que a escola pública é uma porta aberta para conseguirmos alcançar os nossos objetivos e que é preciso que os alunos tenham essa sensibilidade em acreditar na sua capacidade humana de se transformar e além, sempre pensando em não maltratar o seu próximo, respeitar não só os professores como também os seus pais.
Contei-lhes que estudei no Colégio Luiz Palmeira, fiz o vestibular para a UFBA, passei, mas tive que trancar para trabalhar, continuei e fiz vários cursos: Arte (UCSAL), comunicação e expressão (UNEB) matemática (FACEBA) pedagogia (UNICID – UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO)
Especialização em psicopedagogia (UNIVERSO – UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA) mestrado e doutorado em Ciências da Educação (UNIVERSIDADE SAN CARLOS – PY). Sendo coautora de cinco livros: EDUCAÇÃO ALÉM DO SÉCULO XXI – autografia; EDUCAÇÃO, SABERES E QUALIDADE DE VIDA: Sameando, produzindo e frutificando- Inbraed; POESIS
– Cogito; COGITO INTERNACIONAL -Cogito.
Escritora do livro INDISCIPLINA ESCOLAR: Fatores que influenciam no aprendizado dos alunos com comportamentos indisciplinares dos colégios Padre Luiz Palmeira e CEMAJ, Poetisa do Livro POEMAS E POESIAS QUE ENCANTAM e hoje sou professora do Colégio e articuladora de linguagens do colégio o qual estudei – LUIZ PALMEIRA, que com muito orgulho e guardando muitas recordações e ensinamentos da minha e amada mãe, Izaura Maria Matos Silva (D. BÁ).
Acredito que sem o tesouro da educação pessoal e simpatia é inútil a nossa penetração nos céus, porquanto estaríamos órfãos se sintonia para corresponder aos apelos da vida superior. Meu muito obrigado a todos que fizeram parte dessa minha história e gratidão ao COLÉGIO MUNICIPAL PADRE LUIZ PALMEIRA.
Professora Doutora, escritora, poetisa e especialista em psicopedagogia Lúcia Maria Matos Silva Santos
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Assembleia de Deus Segui a Paz: Viagem Missionária 2026 fortalece fé e solidariedade no ...
Simões Filho avança na alfabetização e conquista Selo Bronze do MEC com políticas edu...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quarta (11)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quarta (11)
Simões Filho avança na alfabetização e conquista Selo Bronze do MEC com políticas edu...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quarta (11)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quarta (11)
Assembleia de Deus Segui a Paz: Viagem Missionária 2026 fortalece fé e solidariedade no ...