Escritora Lúcia Matos será homenageada com Medalha do Legislativo Simõesfilhense

Por Sérgio Ferreira 27/10/2021 - 15:09 hs

Por: Sérgio Ferreira

A escritora Lúcia Matos será homenageada com a Medalha Mérito Legislativo do Parlamento Municipal por indicação do vereador e Presidente do Legislativo.



A outorga de uma das  maior honraria da  Câmara de Vereadores de Simões Filho  é uma homenagem dos vereadores em reconhecimento às pessoas que colaboram ou já colaboraram com o desenvolvimento da cidade. A sessão solene acontecerá no dia 7 de novembro, no plenário Valter Jorge dos Santos..


Leia a historia da escritora Lúcia Matos.

Lúcia Matos e suas histórias sobre o Colégio Municipal Padre Luiz Palmeira

 

 Tudo começou há um tempão atrás, onde chegamos ao Cia- Centro Industrial de Aratu, quadra 5 – Simões Filho- BA, tinha 2 anos de idade uma família de oito irmãos, tendo como pai Deraldo Silva e mãe Izaura Maria Matos Silva (D. Bá), que perde seu pai aos oito anos de idade e que a partir daquele dia não sabia o tanto de preconceitos, racismos, pobreza, injúrias... Que estavam por vir, mas surgi uma mulher guerreira que fez de tudo para criar os seus filhos sozinha, viúva, não trabalhava, e tinha que sustentar oito bocas.

 

Comecei o ensino primário no Colegão (Escola Centro Educacional de Aratu), depois Polivalente de Aratu. És que chega a época do ginásio, hoje Fundamental II. Que maravilha!!

 

 Nessa época tínhamos que estudar quatro pela manhã e quatro pela tarde, porque mainha não tinha condições de comprar kichute para todos nem o escudo do colégio, pois só poderia entrar de farda completa. O que mainha fazia: chegavam os quatro filhos e ela automaticamente lavava rápido e passava o ferro quente para enxugar para que  os outros quatro filhos fossem para o colégio.

Vale ressaltar que D. Bá, vendia salgados, pipoca e o famoso sonho para sustentar toda a família e sempre me dizia: -“Você é preta, não tem pai e precisa estudar dobrado para não lavar os banheiros dos brancos”. Foi o que fiz, escutei o que minha maravilhosa mãe falou e com muita ajuda de minha irmã Célia Maria incentivou-me a estudar e torna-me o que sou hoje.

 

 É inegável que a educação é a base para uma boa convivência social, construindo cidadãos críticos e expressivos, algo que tem início no ambiente familiar e evoluí no convívio social e na instituição educacional, foi o que aconteceu comigo.

 Ainda nesse eixo, estava no Colégio Luiz Palmeira no ano de 2019 onde acontecia uma reunião de pais, alunos e mestres e a gestora convidou-me para falar um pouco sobre a educação e indisciplina dos alunos.

 

Nesse sentido comecei a relatar a minha história, dizendo que sou filha de pobres, negros que não tiveram estudos, mas em nenhum momento desistiu dos filhos e sempre acreditou que a escola pública é uma porta aberta para conseguirmos alcançar os nossos objetivos e que é preciso que os alunos tenham essa sensibilidade em acreditar na sua capacidade humana de se transformar e além, sempre pensando em não maltratar o seu próximo, respeitar não só os professores como também os seus pais.

 

 Contei-lhes que estudei no Colégio Luiz Palmeira, fiz o vestibular para a UFBA, passei, mas tive que trancar para trabalhar, continuei e fiz vários cursos: Arte (UCSAL), comunicação e expressão (UNEB) matemática (FACEBA) pedagogia (UNICID – UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO)

 

Especialização em psicopedagogia (UNIVERSO – UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA) mestrado e doutorado em Ciências da Educação (UNIVERSIDADE SAN CARLOS – PY). Sendo coautora de cinco livros: EDUCAÇÃO ALÉM DO SÉCULO XXI – autografia; EDUCAÇÃO, SABERES E QUALIDADE DE VIDA: Sameando, produzindo e frutificando- Inbraed; POESIS

– Cogito; COGITO INTERNACIONAL -Cogito.


Escritora do livro INDISCIPLINA ESCOLAR: Fatores que influenciam no aprendizado dos alunos com comportamentos indisciplinares dos colégios Padre Luiz Palmeira e CEMAJ, Poetisa do Livro POEMAS E POESIAS QUE ENCANTAM e hoje sou professora do Colégio e articuladora de linguagens do colégio o qual estudei – LUIZ PALMEIRA, que com muito orgulho e guardando muitas recordações e ensinamentos da minha e amada mãe, Izaura Maria Matos Silva (D. BÁ).

 

Acredito que sem o tesouro da educação pessoal e simpatia é inútil a nossa penetração nos céus, porquanto estaríamos órfãos se sintonia para corresponder aos apelos da vida superior. Meu muito obrigado a todos que fizeram parte dessa minha história e gratidão ao COLÉGIO MUNICIPAL PADRE LUIZ PALMEIRA.

 

Professora Doutora, escritora, poetisa e especialista em psicopedagogia Lúcia Maria Matos Silva Santos