Por: Sérgio Ferreira
A instabilidade apresentada pelo WhatsApp, Facebook e Instagram, nesta segunda-feira (4), fez disparar as reclamações contra operadoras de telefonia e internet. No entanto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que "não foi notificada sobre interrupções ou degradações nas prestadoras de telecomunicações".
O órgão afirma que está monitorando a situação. Desde o início da tarde, os três serviços saíram do ar e, até 16h30, ainda não tinham sido restabelecidos. A causa do problema não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem.
Logo após o início da instabilidade, reclamações sobre operadoras de telefonia e internet começaram a crescer. No Brasil, o site Downdetector, que reúne queixas sobre serviços, registrou picos para Claro, Vivo, TIM e Oi.
Segundo a Anatel, "a instabilidade ou interrupção dos serviços de alto interesse, como WhatsApp, Facebook ou Instagram podem gerar percepção de que se trata de uma falha de sua prestadora".
A Agência afirma ainda que os três sites "são plataformas de conteúdo e redes sociais e, apesar de usarem a internet para seu funcionamento, não são regulados pela Agência Nacional de Telecomunicações".
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.