Sistema antimísseis dos EUA intercepta foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul

Por Sérgio Ferreira 30/08/2021 - 08:29 hs

Por: Sérgio Ferreira

O sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos interceptou cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, nesta segunda-feira (30).

O presidente norte-americano Joe Biden foi avisado sobre a tentativa de ataque, que não interrompeu as operações no aeroporto.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse em um comunicado que Biden "reafirmou sua ordem para que os comandantes redobrem seus esforços para priorizar o que precisa ser feito para proteger as forças no solo".


 

EUA interceptam ao menos 5 mísseis lançados contra o aeroporto de Cabul

Os EUA correm contra o tempo para concluir a operação de retirada de tropas e de aliados do Afeganistão até amanhã, terça-feira (31), quando acaba o prazo estipulado por Biden.

Até o momento, 114 mil pessoas foram evacuadas e ao menos 4 mil militares ainda estão no Afeganistão.


Ataque aéreo com drone

No domingo (29), os EUA fizeram um ataque aéreo com drone contra integrantes do Estado Islâmico-Khorasan, braço afegão do grupo terrorista. Um carro que levava um homem-bomba ao aeroporto foi atingido.

Uma fonte do governo americano disse que o drone era pilotado por agentes que não estavam no Afeganistão e que explosões secundárias após o ataque provam que o homem-bomba levava uma grande quantidade de material explosivo.

O Talibã é inimigo do Estado Islâmico no Afeganistão e confirmou que o ataque dos EUA atingiu um homem-bomba que estava em um carro e que ele pretendia fazer um atentado no aeroporto de Cabul.

Imagem de satélite do Aeroporto Internacional de Cabul, capital do Afeganistão, em 27 de agosto de 2021 — Foto: Maxar Technologies via AP

Um porta-voz do comando central dos EUA, o capitão Bill Urban, afirmou que os militares ainda estão tentando descobrir se o ataque matou algum civil e que, por enquanto, não há evidência disso.

Aviso de Joe Biden

Na quinta-feira houve uma explosão do lado de fora do aeroporto de Cabul que deixou mais de 180 mortos. Esse ataque foi reivindicado pelo braço afegão do Estado Islâmico.

A primeira resposta dos EUA veio no sábado: dois dirigentes do Estado Islâmico-Khorasan foram mortos em ataques de drone. Além desses dois, um terceiro dirigente ao grupo terrorista ficou ferido. Segundo os militares dos EUA, os três estiveram envolvidos no planejamento e execução do atentado suicida do lado de fora do aeroporto de Cabul.

No próprio sábado, o presidente dos EUA, Joe Biden, alertou que um novo ataque ao aeroporto de Cabul é "muito provável" nas "próximas 24 a 36 horas" e que o bombardeio americano que matou dois membros do grupo Estado Islâmico "não será o último".

"A situação no local continua extremamente perigosa e a ameaça de um ataque terrorista no aeroporto continua alta", escreveu o presidente em um comunicado após se reunir com seus conselheiros militares e de segurança.

G1