Simões Filho: Plano de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes foi apresentado nesta quarta (5)

Por Visual News Notícias 05/05/2021 - 22:15 hs

Por: Sérgio Ferreira

Audiência Pública Online colocou em pauta o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, no município de Simões Filho. O encontro foi promovido, nesta quarta-feira (5), pela Prefeitura, por meio da Secretaria Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc) e das suas ferramentas.

Durante o encontro, os presentes pontuaram ações e medidas que fortalecem o Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com foco nos eixos temáticos: Prevenção; Atenção (atendimento integral); Defesa e Responsabilização; Comunicação e Mobilização Social; Participação e Protagonismo; e Estudos e Pesquisas.

“Estamos dando mais um importante passo para a garantia de direitos de crianças e adolescentes. Um compromisso firmado pelo nosso prefeito Dinha e uma luta coletiva. A pauta é urgente e não podemos deixar para depois! Devemos entender que somos responsáveis por coibir os casos de violência contra a criança e o adolescente e que existem mecanismos para isso. Por meio do Plano, ficam estabelecidas políticas públicas de prevenção, cuidado e proteção”, destacou Andrea Pereira, secretária da Sedesc.
 
As propostas apontam a necessidade de ações integradas entre os diversos segmentos para o aprimoramento do trabalho, possibilitando assim, que os casos de abuso sejam identificados de forma rápida, havendo ações de proteção à vítima, e o agressor seja punido.

O encontro contou com a participação de diversos órgãos, entre eles Defensoria Pública, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Instituto Aliança, Conselho Tutelar, além das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Assessoria de Comunicação.
--

ASCOM - Núcleo de Imprensa