Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje

Por Visual News Notícias 23/05/2017 - 09:26 hs

Temer muda de estratégia

A desistência de Temer de tentar suspender o inquérito que o investiga no STF foi uma mudança de estratégia da defesa para evitar danos maiores. A avaliação do Palácio do Planalto é a de que, se o plenário do STF referendasse o parecer do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, mantendo a investigação contra o presidente, a crise aumentaria e a situação de Temer ficaria insustentável. Com esse diagnóstico, o Planalto recorreu aos serviços do perito Ricardo Molina na tentativa de mostrar que a gravação feita pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, continha edições, e, portanto, não poderia ser usada como prova na investigação. Trata-se de uma estratégia para ganhar tempo e afastar ultimatos, deixando o inquérito correr no seu curso natural e evitando o possível desembarque de aliados do governo. (Via Estadão)

Janot pede ao STF prisão de Aécio e deputado Rocha Loures

Mala com dinheiro de aliado de Temer está desaparecida

Delatores relatam repasses a Eunício, Serra e Marta Suplicy

Reforma trabalhista

Na tentativa de retomar as atividades do Senado após o impacto causado pela delação da JBS, o presidente em exercício do PSDB e presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Tasso Jereissati (CE), anunciou a retomada do calendário de análise da reforma trabalhista, com a apresentação do relatório nesta terça-feira (23). A oposição promete obstruir os trabalhos. (Via Agência Brasil)

Fim da guerra fiscal entre os Estados

A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (23) o projeto que regulariza benefícios fiscais concedidos por Estados a empresas sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), a chamada "guerra fiscal". A proposta é pauta única da sessão plenária. O relator da matéria, deputado Alexandre Baldy (Podemos-GO), diz que há acordo com os governadores sobre o texto do projeto. Segundo Baldy, o acordo prevê que as isenções sejam reduzidas gradualmente ao longo de 15 anos, no caso da indústria. (Via Estadão)

Ataque na Inglaterra 

Ao menos 22 pessoas morreram, incluindo várias crianças e adolescentes, e 59 ficaram feridas na noite de segunda-feira (22) em um atentado após o encerramento de um show da cantora americana Ariana Grande, na Manchester Arena, no norte da Inglaterra. A explosão foi causada por um homem-bomba, que está entre os mortos. Segundo a polícia britânica, trata-se de uma ação terrorista. (Via RFI)

Crise pode afetar pagamento de FGTS inativo

A instabilidade do governo pode fazer com os trabalhadores nascidos entre setembro e dezembro não consigam sacar o FGTS das contas inativas. O presidente Temer liberou esses recursos via Medida Provisória no dia 23 de dezembro do ano passado. O problema é que, como MP, ela tem um prazo de 60 dias para até ser aprovada pelo Congresso, passando pela Câmara e depois pelo Senado. Como foi aprovada em recesso parlamentar, passou a valer a partir do dia 2 de fevereiro e, portanto, é válida até o dia 1º de junho. (Via VEJA.com)

Ex-presidente do Barça é preso

A polícia espanhola prendeu nas primeiras horas desta terça-feira (23) o ex-presidente do Barcelona e parceiro de Ricardo Teixeira, Sandro Rossell, e deixa claro que mira no brasileiro e seus negócios com a seleção. Os policiais fazem buscas e apreensões em endereços em Barcelona, Andorra e outras duas cidades da região. O centro da investigação é o contrato que Rosell manteve com a CBF, além de negócios envolvendo a Nike e lavagem de dinheiro. (Via Estadão)

São Paulo bate Avaí e vence a 1ª no Brasileiro 

A equipe tricolor recebeu o Avaí nesta segunda-feira e venceu por 2 a 0, em duelo que fechou a segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Lucas Pratto e Luiz Araújo fizeram os gols da partida. Assista. (Via ESPN)

Confira a agenda do futebol der hoje

SÉRIE B

19h15 - CRB x Santa Cruz-PE

21h30 - Guarani x Figueirense

LIBERTADORES

19h30 - Nacional (URU) x Lanús

19h30 - Chapecoense x Zulia

21h45 - Santos x Sporting Cristal

21h45 - Ind. Santa Fe x The Strongest