Número de adolescentes apreendidos em assalto a ônibus dobrou em 2017

Em 2016 foram 12 casos, enquanto este ano foram 29 ocorrências até a terça-feira

Por Sérgio Ferreira 20/07/2017 - 09:43 hs

O número de adolescente apreendidos em assaltos a ônibus em Salvador mais que dobrou no primeiro semestre de 2017, se comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), do dia 1º de janeiro até o dia 18 de julho deste ano, 29 adolescentes foram apreendidos cometendo esse tipo de infração. No ano passado foram 12 casos. 

Cinco adolescentes apreendidos em flagrante por assalto a ônibus, em junho (Foto: divulgação)

A titular da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), Claudenice Mayo, acredita que a falta de perspectiva de vida e a facilidade que os jovens têm em conseguir uma arma de fogo ajuda a aumentar a criminalidade. 

"Eles (adolescentes) estão cometendo atos infracionais mais graves de modo geral, não apenas assalto a ônibus. O número de roubo a carros praticados por adolescentes também cresceu. Está cada vez mais fácil eles terem acesso a uma arma de fogo e isso somado ao destemor da juventude resulta nesses números. São jovens que estão envolvidos com a violência desde cedo, em famílias desestruturadas e sem perspectiva de vida", afirmou.

A delegada pontou que a flexibilidade da lei, que é mais branda quando o crime é cometido por adolescentes, pode ser outro fator que explica o aumento da criminalidade nessa fase da vida. Segundo os dados da SSP, o número de assaltos a ônibus em 2017 foi quase 20% maior que em 2016, até o momento. Foram 194 inquéritos no ano passado e 246 esse ano. A quantidade de prisões em flagrante também aumentou, em 14%, nos sete primeiros meses do ano. 

Motorista perdeu controle do carro durante assalto (Foto: Arquivo CORREIO)

Casos
No dia 6 de junho, uma terça-feira, cinco adolescentes foram apreendidos e um adulto foi preso em flagrante enquanto assaltavam um ônibus metropolitano que fazia a linha Terminal da França x Simões Filho. O roubo aconteceu na Avenida Afrânio Peixoto, na Suburbana, em Salvador. O grupo já tinha feito dezenas de assaltos a ônibus na capital, três apenas naquela semana. 

No dia 1º de junho um adolescente de 17 anos foi apreendido suspeito de participar de uma tentativa de assalto contra o delegado Rusdenil Franco Lima. O policial estava dirigindo pela Ligação Paralela Iguatemi (LIP) quando foi surpreendido por dois assaltantes em uma motocicleta. O delegado reagiu a abordagem e foi baleado no braço. A esposa dele, que estava no banco ao lado, também ficou feridas. Os criminosos foram presos naquela mesma semana. 

O delegado estava com a esposa quando foi surpreendido (Foto: divulgação)

No dia 31 de maio dois adolescentes, ambos de 15 anos, foram espancados por passageirosdepois de assaltarem um ônibus na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), em Salvador. Um dos jovens estava com um revólver calibre 32 quando anunciou o assalto, mas foi dominado por um dos passageiros. Os dois adolescentes foram socorridos para o Hospital Geral do Estado e um deles deu entrada na unidade em estado grave.

No dia 30 de maio, uma terça-feira, dois adolescentes, de 15 e 17 anos, foram apreendidosapós roubarem o ônibus da empresa Consórcio Salvador Norte, que fazia a linha Estação Mussurunga X Praia do Flamengo. Eles foram presos na região de Itapuã e a polícia encontrou os pertences dos passageiros com os dois jovens, além de uma faca tipo peixeira usada para ameaçar as vítimas.

Júnior estava chegando em casa quando foi baleado (Foto: reprodução)

No dia 29 de março, uma quarta-feira, um adolescente de 17 anos e um comparsa de 21 anos roubaram e mataram o estudante Claudson Alberto Silva Júnior, 15, quando a vítima chegava da escola. O crime aconteceu na Rua Tenente Pires Ferreira, na Barra, em frente ao prédio onde o jovem morava. O adolescente assumiu que foi ele quem deu os dois tiros que mataram o estudante.