Em solenidade histórica e marcante, Câmara homenageia 21 personalidades com Título de Cidadão Simõesfilhense

Por Visual News Notícias 07/11/2019 - 08:32 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

Como parte das celebrações alusivas ao aniversário de 58 anos de Emancipação Política do município de Simões Filho, a Sessão Solene realizada na tarde e noite desta quarta-feira (6), no Plenário da Câmara, foi marcada pela entrega do Título de Cidadão Simõesfilhense para 21 personalidades, homens e mulheres de diversos segmentos, reconhecidos por contribuírem maneira relevante para o desenvolvimento da cidade e por se destacarem em suas áreas de atuação. 

 

A cidade ganhou mais 21 novos simõesfilhenses na noite desta quinta quando a Casa Legislativa fez a entrega dos tradicionais títulos de cidadãs e cidadãos, honraria que o Parlamento Municipal concede todos os anos para celebrar a data de emancipação da cidade, 7 de novembro, a personalidades reconhecidas pelos relevantes serviços que prestam ao município.

 

Trata-se de uma das mais altas honrarias do Legislativo Municipal, que reconhece os homenageados como “filhos da terra”, pessoas que dedicam ou dedicaram suas vidas a causas nobres.

 

A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), com início por volta das 16h, no plenário da Casa e foi acompanhada por autoridades, lideranças, munícipes e familiares e amigos dos homenageados.

 

Além do presidente da Casa, também participaram da mesa de honra o prefeito Diógenes Tolentino Oliveira, a primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), o vice-prefeito Sid Serra, o secretário de Governo (Segov), Edson Kipão, e a presidente Jovem Vereadora, Maria Luiza Vieira.


 

Com o plenário e o rol de entrada  completamente lotados por autoridades civis, militares, eclesiásticas, políticas e pela população em geral que também acompanharam o evento através de um telão, a noite de homenagens contou com as presenças dos familiares e amigos dos homenageados durante a entrega dos Títulos de Cidadão que transcorreu em um clima harmonioso de confraternização marcado pela emoção e gratidão.


 

A solenidade foi genuinamente musical. Ao som de voz e violão, o jovem Nilson, prata da casa, detentor de um talento nato e marcante, teve a missão de entoar músicas conhecidas do grande público a cada homenagem. No início do ato solene, todos ficaram em pé para a Execução do Hino do Município de Simões Filho, e após esta formalidade, os presentes puderam prestigiar a breve apresentação da história de Emancipação Política do Município na voz e nas palavras do professor e historiador Ademário Ribeiro, além das reflexões do pároco Marcos Almeida e do pastor José Bernardino.

 

Durante a solenidade, o presidente do Legislativo Municipal falou em nome de todos os vereadores no momento em que ressaltou a representatividade da honraria, parabenizou a todos os homenageados da noite e destacou que a Câmara, ao conceder o título máximo do município, presta legítima, nobre e honrosa homenagem aos que se dedicam a construir uma Simões Filho melhor para todos e, após as palavras, cumprimentou os agraciados de forma calorosa. “O momento é especial e extremamente importante para homenagear pessoas dos mais diferentes segmentos da sociedade que, ao longo dos 58 anos de história, contribuem ou contribuíram com inestimáveis serviços prestados para o desenvolvimento econômico e social da cidade”, enfatizou Orlando de Amadeu.


 

Além do ato de entrega dos 21 títulos aos novos cidadãos simõesfilhenses, a Câmara prestou homenagens ao prefeito Diógenes Tolentino e a primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira com a entrega de duas placas em reconhecimento pelos trabalhos prestados em favor do município. Lisonjeados com a homenagem, o prefeito e a deputada agradeceram ao Legislativo, em especial, aos vereadores presentes pela honraria.


 

Em discurso, o prefeito dirigiu-se aos homenageados, enaltecendo que esse reconhecimento proporcionado pelos vereadores é de suma importância na valorização de quem fez e ainda faz história no município. “Estamos comemorando 58 anos, e hoje, estamos vendo personalidades que contribuem e contribuíram e muito no desenvolvimento da cidade. Parabéns a cada um homenageado e, em nome de toda população, agradeço cada um homenageado pelos relevantes serviços prestados ao nosso município”, ressaltou o prefeito, que enfatizou a extensa programação de aniversário da cidade.


 

O Cerimonial da solenidade abriu a série de homenagens durante o ato de entrega dos Títulos de Cidadão Simõesfilhense. A cada biografia narrada em vídeo projetado no painel, foram relatadas, ainda que brevemente, as mais diversas histórias das personalidades que nasceram em outras cidades, mas que, direta ou indiretamente, construíram um legado e uma vida em Simões Filho, destacando-se pela atuação exemplar na vida pública e particular e atuação na sociedade. No ato da entrega do título, a satisfação e o agradecimento pela honraria eram evidentes quando cada um era chamado para receber a honraria.

 

Homenageados da noite

 

Entre os homenageados estavam educadores, profissionais da saúde, empresários, políticos, religiosos, pessoas que fizeram e fazem a diferença no município, gerando emprego, trabalhando para o desenvolvimento social, trazendo segurança, educação, justiça, agregando valores à nossa cidade.

 

Foram homenageadas com o Título de Cidadão Simõesfilhense as seguintes personalidades: Senhor Juiz de Direito, Dr. Rogério Miguel Rossi (Homenageado de Honra da Câmara); Senhor Amarílio de Proença Macêdo (Homenageado de Honra da Câmara); Senhor Roberto de Proença Macêdo(Homenageado de Honra da Câmara); Senhora Hulda Souza Vila Flôr – Homenageada do Vereador Erivaldo Canjirana dos Santos (PSL); Senhor Roberto Marques da Silva – Homenageado do Vereador Everton Garcia Lima (PSD); Senhor Carlos Bispo de Oliveira – Homenageado do Vereador Jailson Soares Bispo (PP); Senhor José Rodrigues Nunes – Homenageado do Vereador Manoel Almeida de Jesus (PSD); Senhor Rupiara Ferreira Costa -  Homenageado do Vereador Cleiton Aparecido dos Santos Alves (SD); Senhor Ivson da Silva Santos – Homenageado do Vereador Everaldo da Silva (PRP); Senhor João Luiz de Freitas – Homenageado do Vereador Erivaldo Costa dos Santos (DEM); Senhor Silas Coelho da Silva Hora – Homenageado do Vereador Sandro Moreira Gonçalves (PSL); Senhor João Taveira Neto – Homenageado do Vereador Adailton Santos de Andrade (PRP); Senhor Ezequiel Vicente Ferreira – Homenageado do Vereador Orlando Carvalho de Souza (PSDB); Senhor Marcos Augusto Prado Correia – Homenageado do Vereador Genivaldo Ferreira Lima (DEM); Senhora Maria Rita Lopes Pontes – Homenageada do Vereador Denilson das Neves Santos (PSD); Excelentíssimo Senhor Deputado Federal Paulo Vellozo Dantas Azi – Homenageado do Vereador Luciano de Silva Almeida (MDB); Senhor Aleixo Belov – Homenageado do Vereador Elimário Santos Silva (PSDB); Senhor Raimundo Santana de Jesus – Homenageado do Vereador Manoel de Santana Conceição (PSB); Senhor Ademir Silva Cruz – Homenageado do Vereador Devaldo Soares de Souza (SD); Senhor Elias Oliveira Melo – Homenageado do Vereador José Arnoldo dos Santos Simões (PRB) e o Senhor Denilson das Neves Santos – Homenageado do Vereador Paulo Laécio de Oliveira Valentim (PSB).

 

Os parlamentares destacaram a honra em entregar os títulos aos homenageados, todos extremamente merecedores do reconhecimento. Salientaram ainda que também é papel do Legislativo reconhecer àquelas pessoas que se destacam na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do município.

 

Além de homenagear personalidades que ocupam cargos e funções notórias, em nossa sociedade, a sensibilidade dos vereadores contemplou também pessoas simples e humildes da comunidade que fazem um trabalho social e vivem no anonimato.

 

Para o líder do governo, vereador Manoel Almeida “Neco” (PSD), a concessão dessa honraria é uma forma de reconhecer o trabalho prestado em prol da melhoria da qualidade de vida da população simõesfilhense. “Os homenageados contribuíram e contribuem com o desenvolvimento de nossa cidade e, principalmente, com a melhoria da qualidade de vida de nossa gente”, ressaltou Neco.

 

Já o líder da oposição, vereador Sandro Moreira (PSL), mais do que uma homenagem, “o Título de Cidadão Simõesfilhense significa prestigiar e reconhecer o trabalho de pessoas que se dedicaram em atuar de forma exemplar e por prestar relevantes serviços ao município, ajudando no desenvolvimento da cidade e na promoção do bem comum”.

 

Em seu discurso de encerramento, o presidente da Câmara qualificou o dia de hoje como muito importante por se tratar de uma homenagem da cidade que ele tanto ama e salientou a iniciativa dos vereadores proponentes em conceder o Título de Cidadão Simõesfilhense a tantas personalidades importantes que fazem história no município. A solenidade foi finalizada com a Execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

A concessão da honraria do Título de Cidadão Simõesfilhense a pessoas não naturais do município está prevista com base no Artigo 35, Inciso XVI, da Lei Orgânica do Município (LOM), como forma de o Legislativo reconhecer personalidades que têm relevantes serviços prestados em prol do crescimento e desenvolvimento da cidade e da melhoria da qualidade de vida da comunidade.

 

A solenidade é realizada uma vez ao ano a cada legislatura e cada vereador tem a oportunidade de indicar um nome para receber a homenagem. O único que não indicou este ano foi o vereador Alfredo Assis (PP).

 

A solenidade teve início por volta das 16h e terminou perto das 22h. Logo após a sessão, foi servido um delicioso coffee break com direito a doces, salgados, sucos e refrigerantes à vontade.

 

A sessão solene foi transmitida ao vivo como acontece normalmente com as sessões ordinárias pela página oficial da Câmara no Facebook (www.facebook.com/cmvsf) e também pelo site do Legislativo (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br).

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Tel.: (71) 2108-7200/99326-1524 (WhatsApp)

E-mail: ascom@camarasimoesfilho.ba.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/cmvsf/

Instagram: @camarasimoesfilho