Obra no prédio que desabou em Fortaleza foi registrada um dia antes da tragédia

Por Sérgio Ferreira 15/10/2019 - 17:48 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Emanuel Maia Mota, afirmou em entrevista à BBC News Brasil que foi registrada, nesta segunda-feira (14), Anotação de Responsabilidade Técnica informando uma reforma no Edifício Andréa, que desabou na manhã desta terça em Fortaleza. Uma morte foi confirmada.


De acordo com Maia, a anotação entrou ontem nos registros do Crea-CE em nome de um engenheiro que informava que uma reforma seria executada no prédio, sem especificar em que área seria esta obra.

"Na anotação de responsabilidade, o profissional apresenta o serviço e assume a responsabilidade sobre ele", diz o presidente da entidade.

De acordo com o presidente, geralmente a anotação de responsabilidade técnica é apresentada nos primeiros dias da obra, ou concomitantemente à execução.


Segundo ele, o episódio reforça a necessidade de contratar profissionais responsáveis para qualquer tipo de obra. A partir de agora, o Crea vai repassar os dados sobre o edifício em um relatório e encaminhar às autoridades responsáveis.

O Crea irá também montar uma comissão para apurar a responsabilidade sobre o caso, e se houve falhas ou negligências que culminaram no desabamento.

O edifício de sete andares desabou nesta manhã, deixando feridos e um morto no bairro Dionísio Torres, área nobre de Fortaleza, segundo o Corpo de Bombeiros.