Presidente da Câmara participa da chegada do fogo simbólico alusivo a Independência da Bahia

O presidente do povo, vereador Orlando de Amadeu e demais vereadores acompanham o ato cívico

Por Sérgio Ferreira 30/06/2019 - 14:52 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

Na manhã desta segunda-feira, 1º de Julho, na Praça da Bíblia, no Centro da cidade, o presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB) e demais vereadores acompanham o ato cívico da chegada e passagem da tocha alusiva com Fogo Simbólico trazido pelos atletas de Candeias, que marca oficialmente a abertura das comemorações alusivas ao Dois de Julho, pela Independência da Bahia.


Estarão presentes durante a cerimônia o prefeito Diógenes Tolentino Oliveira, a primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), o vice-prefeito Sid Serra, secretários municipais, entre outras autoridades civis e militares e  lideranças eclesiásticas e políticas, além de atletas, estudantes de escolas da rede pública, desfiles de Fanfarras e público em geral para recepcionar o cortejo.

A chegada da tocha com Fogo Simbólico em Simões Filho marca a abertura oficial da celebração ao 2 de Julho. Durante o ato cívico, o prefeito Dinha Tolentino, ao lado da primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira, do vice-prefeito Sid Serra, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu e demais vereadores e lideranças recebem a tocha conduzida pela comitiva de atletas da cidade de Candeias que serão recepcionados pelos atletas e autoridades simõesfilhenses. 

Durante a solenidade, serão realizados atos públicos que incluem o protocolo do acendimento da pira do Fogo Simbólico no Pavilhão, e logo após, a passagem do Fogo Simbólico, haverá o hasteamento das bandeiras e execução dos Hinos Nacional e do Município, leitura do breve histórico de luta pela Independência da Bahia, apresentações culturais dos estudantes das escolas e o pronunciamento das autoridades na Praça da Bíblia, no Centro da cidade.

A pira que mantém acesa o Fogo Simbólico saiu de Cachoeira no domingo (30) e passou pelos municípios de Saubara e Santo Amaro (sendo estas três do recôncavo), depois pelas cidades metropolitanas São Francisco do Conde, Candeias, e agora, em Simões Filho.

Atletas carregam a tocha, que saiu de Candeias com destino a Simões Filho, reproduzindo o percurso dos heróis que lutaram por uma Bahia livre. A chama representa a coragem dos heróis que lutaram pela independência e mantém viva a luta e a garra que conduziram a Bahia à vitória.

O Fogo Simbólico deve chegar a Simões Filho por volta das 11h desta segunda-feira (1º), pelas mãos dos atletas. A recepção e acolhida dos atletas reúne diversas e principais autoridades e lideranças locais na Praça da Bíblia, no Centro.

Simões Filho é o último município a receber a passagem do Fogo Simbólico antes do destino final: Salvador onde também ocorre a cerimônia cívico-militar que marca o início das comemorações alusivas ao Dois de Julho na capital baiana.

Toda a população está convidada para participar e prestigiar a programação.

Independência da Bahia

Para marcar os festejos pela Independência da Bahia, que culminou na Independência do Brasil, Simões Filho recebe no dia 01 de julho a chama heróica que representa os ideais de liberdade, através do tradicional Fogo Simbólico. A passagem faz parte das comemorações da data magna da Bahia, no dia 2 de Julho.

O 2 de julho é a data cívica mais importante para a Bahia. Neste ano, a Bahia vai comemorar 196 anos do início do movimento que começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823, decretando a independência do Estado baiano em plena guerra da independência brasileira. A Independência da Bahia veio quase um ano após a Independência do Brasil, que é reconhecida em 7 de Setembro de 1822.

 

As comemorações seguem com a seguinte programação:

 

 

PROGRAMAÇÃO DO FOGO SIMBÓLICO 2019

DATA: 01/07/2019

LOCAL: Pavilhão do Fogo Simbólico, Na Praça da Bíblia

 

 

Das 9h às 14h - Exposição e exibição de documentário sobre a Independência da Bahia

Visitação aberta ao público

 

Às 10h - Apresentação das Bandas de Fanfarras:

Fanausf

Integração da Bahia

Contemporânea

  

Às 11h - Chegada do Fogo Simbólico, vindo do município de Candeias, passando pela Avenida Rui Barbosa até a Praça da Bíblia.

 

Às 13h - Saída do Fogo Simbólico para Pirajá em Salvador, seguindo pela Avenida Elmo Serejo Farias