Indústria no Brasil surpreende e cresce pelo 3º mês em novembro

Indústria cresceu com impulso no consumo de bens duráveis em meio à demanda de fim de ano, mas mostrou estagnação dos investimentos

Por Visual News Notícias 05/01/2018 - 12:11 hs

Rio de Janeiro/São Paulo – A produção industrial brasileira surpreendeu e cresceu pelo terceiro mês seguido em novembro, com impulso no consumo de bens duráveis em meio à demanda de fim de ano, mas mostrou estagnação dos investimentos.

A produção avançou 0,2% em novembro na comparação com o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, contra expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 0,1%.

Em relação ao mesmo mês de 2016, a atividade avançou 4,7% na produção, sétima taxa positiva e acima dos 3,9% esperados por economistas.

“Esses três meses são identificados com uma produção maior de intermediários e duráveis para atender à demanda de fim de ano”, explicou o economista do IBGE André Macedo. “(Há) recuperação mais lenta e gradual da indústria”, completou.

Segundo o IBGE, entre as categorias, a de Bens de Consumo Duráveis registrou aumento de 2,5% em novembro sobre o mês anterior, enquanto bens intermediários subiram 1,4%.

Por outro lado, a categoria de Bens de Capital, uma medida de investimento, interrompeu a série de resultados positivos que vinha desde abril e mostrou estagnação.

Entre os 24 ramos pesquisados, 12 cresceram, com destaque para produtos farmoquímicos e farmacêuticos (6,5%) e metalurgia (2,2%).

 

A indústria no país é favorecida pelo ambiente de inflação e juros baixos, o que acaba estimulando o consumo. A confiança do setor terminou 2017 na máxima em quase quatro anos devido ao maior otimismo com o futuro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV).