Dificuldade de concentração e interrupções são as principais queixas de quem trabalha de casa

Estudo aponta ainda que a maioria das pessoas optam pelo home office para melhorar sua produtividade e estar com a família.

Por Visual News Notícias 10/11/2017 - 12:48 hs

A dificuldade de concentração em assuntos profissionais é a principal queixa das pessoas que trabalham em casa, seguida por interrupções de familiares. Os dados se referem à prática de home office no Brasil, e fazem parte de uma pesquisa divulgada pela empresa Spaces, que ouviu 900 brasileiros que trabalham em casa.

Desafios apontados por quem trabalha de casa
Percentual de brasileiros entrevistados que apontaram as queixas
em % 484844444343404019191616ConcentraçãoFamília interrompeFamília pede atençãoBarulhoAcesso a material da empresaInternet ruim0204060

Os entrevistados atuam em empresas de nove setores diferentes: consultoria e serviços, utilities, tecnologia, automotivo, bancário e financeiro, varejo, turismo, saúde e farmacêutico, comunicação e marketing.

Segundo o levantamento, 48% dos brasileiros que trabalham em casa dizem que não é fácil se concentrar em assuntos do trabalho. Além disso, 44% dizem que a família interrompe reuniões e ligações, e 43% dizem que as pessoas em casa demandam atenção de quem está trabalhando.

Mas nem tudo são desafios e dificuldades para esses trabalhadores. Segundo a pesquisa, 60% das pessoas que optaram pelo home office fizeram isso para melhorar a produtividade. A segunda razão mais citada pelos brasileiros é o desejo de estar perto da família, com 58%.

Por que escolheu o home office?
Razões apontadas por brasileiros que escolheram trabalhar de casa
em % dos entrevistados 606058585757535348483232Melhorar produtividadeEstar com a famíliaEstar perto de clientesMelhorar concentraçãoFrequentar eventosEstar perto de fornecedores020406080

O home office foi regulamentado pela reforma trabalhista, que entra em vigor no sábado (11). Pela nova lei trabalhista, o controle do trabalho será feito por tarefa e não por horário.

Maioria dos que trabalham em casa por opção dizem que fizeram a escolha para aumentar a produtividade, mas reclamam da difculdade de se concentrar, diz pesquisa (Foto: CHAD SPRINGER / IMAGE SOURCE)

Segundo o estudo da Spaces, especializada em coworking, o trabalho em casa vem ganhando espaço no Brasil, onde 55% das pessoas empregadas nos setores pesquisados fazem ao menos um dia de home office por semana. No entanto, para trabalhar remotamente todos os dias da semana, o empregado precisa de adaptação, como aponta Otávio Cavalcanti, diretor da empresa no Brasil.

“Nem sempre a pessoa possui a estrutura ou o ambiente necessário para trabalhar de casa todos os dias, o tempo todo. Por exemplo, poucas pessoas têm um espaço propício para uma reunião em casa”, comentou em nota.