Vendedor ambulante morre atingido por bala perdida durante assalto em Simões Filho

Por Sérgio Ferreira 09/11/2017 - 05:39 hs

Um vendedor ambulante morreu e um homem foi baleado nas costas após serem atingidos por balas perdidas durante uma tentativa de assalto a loja Casas Bahia, por volta das 18h desta quarta-feira (08/11), no centro de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (RMS. O trabalhador identificado como Anderson da Silva Portela, 22 anos, entrou para uma estatística cruel em Simões Filho.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (22ª CIPM/Simões Filho), um grupo formado por seis homens e uma mulher invadiram a loja localizada na Avenida Rui Barbosa. Após denúncias de populares, um pelotão de moto, juntamente com guarnições do centro, chegou no local exatamente no momento que os bandidos estavam saindo da loja, e ao avistar a polícia, os indivíduos efetuaram vários disparos contra os agentes. A PM informou que devido à grande quantidade de pessoas presentes na calçada não revidou a ação e chamou reforços das guarnições da Pelotão de Emprego Tático Operacional – PETO e Ronsdesp.

“Os policias foram ao local e avistaram três indivíduos com armas e sacolas na mão, que ao perceberem a presença dos polícias empreenderam fuga disparando diversos tiros para trás, atingindo duas pessoas”, detalhou o Tenente Bastos.

Ainda segundo informações da PM, os disparos efetuados pelos bandidos acabaram acertando dois trabalhadores. São eles: o vendedor de uva, Anderson da Silva Portela, 22 anos, morador do Bairro Km 30 e  Luiz Carlos Ferreira da Silva, 27 anos, do Bairro Km 25. As vitimas foram socorridos imediatamente para o Hospital Municipal de Simões Filho, sendo que Anderson foi baleado por um disparo no abdômen e não resistiu ao ferimento, vindo a óbito. Já Luiz foi atingido de raspão na região das costas, e segue internado na unidade de saúde, mas não corre risco de morrer.

Anderson trabalhava como vendedor ambulante, comercializando uvas em frente à loja de eletrodomésticos. Populares informaram que jovem havia acabado de sair para comprar um lanche, quando foi atingido pelo disparo. “Eu presenciei esse acontecimento e foi horrível a situação. Ele correu assustado e o tiro pegou nele. Foi uma cena desesperadora. Parecia filme de faroeste”, lamentou uma testemunha.

Na calçada onde aconteceu o crime, sempre há grande concentração de vendedores ambulantes e clientes. A vítima era bastante conhecida por quem passava por lá todos os dias. “Era um rapaz trabalhador. Isso é lamentável e revoltante”, completou.

Testemunhas contaram à polícia que os criminosos entraram no local armados, anunciaram o assalto e ameaçaram os funcionários. Eles encheram duas sacolas com aparelhos celulares e tablets, mas na saída, quando o grupo se preparava para deixar o estabelecimento comercial, avistaram os policiais militares e efetuaram vários disparos contra os PMs. Assustados, funcionários e clientes apenas se esconderam dentro do estabelecimento no momento do ato criminoso. Na calçada onde as vítimas foram atingidas, houve pânico e correria, onde vários ambulantes e transeuntes tentaram se abrigar de alguma forma.

PRISÕES

Conforme o Tenente Bastos, durante a ação, os policiais conseguiram prender um dos acusados, identificado como Lucas Gama da Silva, 18 anos, morador do Bairro Alto do Cabrito, em Salvador. Com ele foram apreendidos um revólver, 193 celulares e 11 tablets, fruto do assalto.

Equipes da 22º Companhia Independente da Polícia Militar e da Rondesp realizaram buscas nas redondezas, e prenderam outro suspeito de participar do crime, Leandro Nunes Ramos Dias. O acusado contou aos policiais, que eles organizaram o assalto por meio de um grupo de WhatsApp, onde participaram seis homens e uma mulher, que fugiram em duas motos e um Pegeout Prata. “Todo material bem como os indivíduos foram apresentados na 22ª DT para adoção das medidas cabíveis”, informou o oficial.

PROTESTO

Por volta das 21h desta quarta-feira (08/11), um protesto foi  realizado em frente ao Cemitério São Miguel, na Avenida Elmo Serejo de Farias. Um grupo de manifestantes atearam fogo em pneus e objetos, o que resultou em um congestionamento de veículos na região. Informações dão conta de que o protesto ocorreu por causa da morte do vendedor ambulante.

Lamento e revolta em redes sociais

Em redes sociais, algumas pessoas comentaram a morte do ambulante.

“Lamentável Deus tem misericórdia. Que Ele console e conforte os familiares do jovem. Coitado, que descanse em paz”.

“É sempre assim, só pra destruir uma família. Revoltante”.

“Quando isso vai para meu Deus. Que mundo é esse”

simoesfilhoonline