Escola de Administração Pública começa a funcionar em Camaçari

Por Sérgio Ferreira 13/07/2017 - 08:24 hs

A Prefeitura de Camaçari, na manhã dessa quarta-feira (12/7), deu um importante passo na qualificação do funcionalismo público com o lançamento da Escola Camaçari de Administração Pública (ECAP), um núcleo de formação e capacitação de servidores, efetivos e comissionados, das três esferas do poder: executivo, legislativo e judiciário.

O lançamento é marcado pela execução do curso-piloto de “Licitação Sustentável”, que começa hoje e segue até sexta-feira (14/7), tem carga horária de 24 horas/aulas e beneficia mais de 50 servidores, que ao final serão certificados.

No curso, serão abordados temas como logística de suprimento, gestão de almoxarifado, gestão de contrato, licitação e sustentabilidade. Por meio dele os servidores vão aprender a fazer a especificação correta de materiais e serviços, que são os termos de referências ou projetos básicos necessários para dar início às licitações, além de noção de sustentabilidade, economicidade e racionalização de suprimentos.

Com a qualificação, além de novos conhecimentos, os funcionários saem mais conscientes quanto ao correto manuseio dos bens e recursos públicos, o que gera mais economia para a administração e possibilita a aplicação das verbas em outras ações e projeto. A coordenadora do ECAP, Rosana Buffone, que vai ministrar o curso-piloto, explica que a expectativa é de que em mais 30 dias outros dois cursos sejam oferecidos, o de Sistema de Registros de Preços e Contratos e o de Prática em Convênios. “Queremos transformar Camaçari num Polo de Treinamento de Servidores Públicos”, declara.

Em discurso, o vice-prefeito, José Tude, ressaltou a necessidade e o valor de disseminar conhecimentos. “É necessário buscar elementos que fortaleça esse projeto e o impulsione, e assim possa beneficiar um número cada vez maior de servidores, tornando-os multiplicadores”, concluiu.

A ECAP está vinculada à Secretaria da Administração (Secad), onde dispõe de uma sala. Os cursos por ela desenvolvidos serão realizados em outros espaços, como é o caso de “Licitação Sustentável”, que acontece na Cidade do Saber, onde também foi realizada a cerimônia de lançamento.

O gestor da pasta, Reginaldo Paiva, ressaltou a importância da iniciativa que tem entre os seus objetivos promover o intercâmbio de experiências entre municípios e de centralizar na instituição a capacitação dos servidores locais e de outros municípios, assim como o do corpo técnico de organizações governamentais e não governamentais (ONG’s) e entidades do terceiro setor. “Não podemos pensar Camaçari de forma pequena, e por essa razão criamos a ECAP”, declarou o secretário da Secad, Reginaldo Paiva.

A criação da Escola Camaçari de Administração Pública também foi muito elogiada pelo secretário da Fazenda, Renato Almeida, que ressaltou que quem ganha com a ação não é apenas o servidor, mas a população que será melhor atendida, pois “esse é o resultado de se qualificar os servidores, o bem servir à população”, concluiu dizendo que a ECAP marca uma nova era.

Também participaram do lançamento os secretários dos Serviços Públicos, Armando Masur, da Cultura, Márcia Tude, e do Esporte Lazer e Juventude, Rui Magno, bem como a diretora-presidente da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Janete Ferreira, e o vereador Dílson Magalhães.