Grupo de Teatro da PM encanta estudantes simõesfilhenses com apresentação sobre combate ao uso de drogas

Por Visual News Notícias 14/09/2018 - 15:39 hs
Foto: PMS

Por Visual News Noticias 


  Um grupo de alunos de escolas públicas municipais e estaduais de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) teve a oportunidade de assistir ao espetáculo teatral “Labirinto”, apresentado pelo Grupo de Teatro da PMBA, comandado pelo Capitão Elton Santana, em atividade realizada nesta sexta-feira (14).

A apresentação integra uma das ações do Projeto de Participação Escolar, fazendo parte do Plano de Comando da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar, através do Major PM Fábio Dias. A temática principal do espetáculo é a prevenção e combate ao uso de drogas entre os adolescentes.

De acordo com o Capitão Elton, que também é diretor do grupo de teatro há oito anos, o principal objetivo do espetáculo escrito, dirigido e interpretado exclusivamente por policiais é despertar nos adolescente a consciência e a capacidade de identificar os riscos que o consumo e o tráfico de drogas pode acarretar ao indivíduo.

“É extremamente gratificante poder fazer este trabalho com os jovens, acreditar na nossa juventude, na capacidade de discutir esse assunto, principalmente na apresentação de hoje que fala do combate ao uso e ao tráfico de drogas com essa peça Labirinto, que é formada exclusivamente por policiais. Eu acredito e tomo a liberdade de falar em nome do nosso Comandante Geral, Anselmo que pensa do mesmo modo e nos comanda desta forma, que a PM e a comunidade têm que andar juntas em uma corrente do bem e essa ação é primordial”, revelou Elton.

Para o capitão, iniciativas como essa são capazes de mudar a história de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, além de estreitar o canal de comunicação entre a Polícia Militar e a população.

“A gente acredita que através da arte a gente pode transformar vidas, pode contribuir com o cenário de segurança pública positivamente, socializar, sensibilizar a nossa população para essas causas necessárias e acima de tudo também estreitar o canal de comunicação entre a PM e a comunidade”, explicou Elton.

O grupo de teatro da Polícia Militar completou 20 anos na última terça-feira (11) e em uma singela homenagem dos alunos, foi cantado o tradicional “parabéns” junto com professores, gestores e todos os militares que se fizeram presentes.

A apresentação do grupo de teatro acontece depois que os alunos já tiveram contato com os policiais dentro das escolas, onde eles podem dialogar com oficias e também participar de um ciclo de palestras.

De acordo com o tenente Bastos, assessor de comunicação da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o Projeto de Participação Escolar é uma atividade que promove o combate à criminalidade de maneira preventiva, usando componentes lúdicos e criativos.

“Esse projeto é uma iniciativa muito importante que vem sendo tomada pelos oficiais da 22ª CIPM que compõem o nosso quadro. Nós visitamos as escolas de maneira individualizada, batemos um papo com os alunos, conversamos sobre temas como o uso de drogas, a violência e a criminalidade justamente com o intuito de manter nossas crianças sempre na correte do bem”, disse ele.

Durante o espetáculo é possível notar diversas expressões dos estudantes, inclusive o nível de interação que há entre eles e os policiais, que no final de cada apresentação são convidados para tirar fotos e selfs pelos alunos. Para Bastos, esta interação dos estudantes com os agentes da PM já é fruto do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo do ano pelos militares.

“A gente já pode notar como hoje aqui, após a peça, que tem um carinho muito grande dos alunos com a polícia Militar. Então podemos perceber os aplausos, as fotos, a vontade, a referência. A gente já aparece como uma referência dentro da escola e a Polícia Militar é a mão amiga da população sempre”, completou Bastos.

O evento foi realizado no auditório do SEST/SENAT e contou com o apoio da Prefeitura Municipal.

Fotos: Danillo Canuto

 

 



Redação: Mapele News