COTEGIPE SEM ÁGUA POTÁVEL SIMÕES FILHO

Sem opção, moradores utilizam água de rio no distrito de Cotegipe em Simões Filho

Por Sérgio Ferreira 29/05/2017 - 07:52 hs

Técnicos da Prefeitura e da Embasa se reuniram na manhã desta quinta-feira (25), para discutir o novo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e discutir os projetos de ampliação de abrangência do sistema de água e esgoto em Simões Filho.
No encontro, especialistas da Embasa apresentaram ao prefeito Diógenes Tolentino as etapas para a elaboração do Plano e os projetos a serem realizados no município até 2020 nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. As obras irão abranger a sede municipal de Simões Filho e as localidades de Pitanga dos Palmares, Góes Calmon e Palestina.

Apesar da reunião e dos planos para o futuro, a falta de água em Simões Filho já se tornou uma questão corriqueira em diversas comunidades, a exemplo dos moradores de Cotegipe, na zona rural do município, que se queixam da falta no serviço a pelo menos uma semana.

 

Foto: Simões Filho Online

 

De acordo com a comunidade, o abastecimento foi interrompido por causa de um defeito na bomba que abastece a região, puxando água da represa da Chesf até os bairros mais próximos. O problema teria ocorrido por falta de manutenção no equipamento.

Ainda segundo os moradores, a mesma água do rio que está sendo utilizada pela comunidade é usada também para os animais beberem e se banharem, o que a torna imprópria para o consumo humano.

Vale salientar que a comunidade de Cotegipe é uma das que ainda não possuem rede de esgotamento sanitário nem de abastecimento de água via Embasa, porém, mesmo naquelas regiões que dispõem do serviço, a irregularidade do abastecimento é constante.