Colégio Militar de Salvador e de outras mais 12 cidades abrem inscrições

Para participar, é preciso ser brasileiro e ter concluído ou estar cursando o 5º ano do ensino fundamental

Por Sérgio Ferreira 29/07/2018 - 00:54 hs

Por Visuall News Noticias

O Exército abriu seleções para concurso de admissão aos Colégios Militares do Rio de Janeiro e de Porto Alegre, Fortaleza, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Juiz de Fora, Campo Grande, Santa Maria e Belém. O prazo de inscrições foi aberto no dia 23 de julho e vai se estender até 14 de setembro de 2018.

Para participar, é preciso ser brasileiro e ter concluído ou estar cursando o 5º ano do ensino fundamental, para ingresso no 6º ano, ou o 9º ano do ensino fundamental, para cursar o ensino médio.

No caso do Rio, há 45 oportunidades para o 6º ano do ensino fundamental e 15 para o 1º ano do ensino médio, sendo 5% delas destinadas a pessoas com deficiência.

As inscrições podem ser feitas pela internet ou na própria unidade escolar (somente para os candidatos com deficiência). O valor da taxa de participação é de R$ 95 (a ser paga no Banco do Brasil).

Os candidatos também devem estar enquadrados em limites de idade. Para o 6º ano, é necessário ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. Para o 1º ano do ensino médio, é preciso ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Também é necessário ter um documento oficial de identificação com foto atualizada. Os candidatos deverão imprimir o "Manual do Candidato" e seu "Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI)" na página eletrônica do Colégio Militar ao qual estão se candidatando.

Os candidatos passarão por exame intelectual (incluindo questões de Português e Matemática), revisões médica e odontológica e comprovação dos requisitos biográficos. Todas as etapas serão eliminatórias.