Quais as vantagens em contratar um arquiteto?

Uma das maiores dúvidas para a sua casa planejada.

Por Visual News Notícias 23/05/2017 - 09:22 hs

Esta é uma dúvida recorrente. Muita gente tem uma concepção restrita com relação ao papel do arquiteto, imaginando que este se restringe a cuidados estéticos. Mas não é bem por aí. Todo projeto, bem como toda obra, para que tenha um resultado satisfatório, exige planejamento. E é aí que entra o arquiteto, porque ele vai montar um verdadeiro manual de instrução, para fazer com que tudo corra da melhor forma possível.

Ele vai avaliar o terreno, transformar ideias em projetos viáveis, definir as dimensões e disposições de cômodos, analisando aspectos como a ventilação, iluminação e insolejamento, quantificar e qualificar os materiais a serem utilizados, tudo para adequar a realidade que se mostra à necessidade de seu cliente.

O arquiteto vai propor soluções alternativas capazes de transformar a estrutura física em um espaço funcional e útil. Além do projeto arquitetônico, o profissional de arquitetura pode elaborar e/ou coordenar e compatibilizar os projetos complementares de instalação elétrica, hidrossanitária, sonorização, automação, paisagístico e de decoração. Isso só para exemplificar!

O profissional vai cuidar para que todas as especificações técnicas exigidas por lei sejam atendidas e ainda pode ser o responsável pela execução e gerenciamento da obra, o que vai garantir a correta implementação de tudo aquilo que foi colocado no papel.

Com um arquiteto, você terá a garantia de um projeto elaborado a partir de seus gostos, demandas e estilo de vida. Isso porque, além de técnico, o arquiteto é um artista! Sim, ele alia o conhecimento à criatividade, para atender a suas aspirações e criar um imóvel que seja a sua cara.

Contratar um arquiteto significa minimizar seus custos com materiais, melhorar sua qualidade de vida e, acima de tudo, evitar frustrações.