8 dicas infalíveis para melhorar a qualidade do ar da sua casa

Enquanto a poluição das cidades não diminui, que tal começar pela nossa própria casa?

Por Visual News Notícias 22/05/2017 - 16:03 hs

Inúmeras pesquisas comprovam que ar poluído traz malefícios, muitas vezes, irreversíveis à saúde.

Contribuir para uma cidade menos poluída é obrigação de todos e começar com o ambiente da própria casa pode ser o pontapé inicial.

O site Apartment Therapy, especializado em bem-estar e organização, listou algumas atitudes simples e infalíveis que ajudam a melhorar o ar que respiramos dentro de casa. Confira a seguir:

1 – Mantenha as janelas e portas sempre limpas

O primeiro passo é manter todos os locais por onde o ar passar sempre limpos. Janelas, portas ou outros tipos de ventilação, como as grelhas do ar condicionado devem ser higienizadas regularmente.

2 – Limpe o filtro do ar condicionado

Se você tem e usa com frequência o ar condicionado, é importante limpar e trocar os filtros com regularidade, principalmente se possui bichinhos de estimação que ficam dentro de casa.

3 – Lave as roupas de cama regularmente (e os travesseiros também)

Trocar a roupa de cama com regularidade e não esquecer de lavar também travesseiros e cobertores ajudam e muito a melhorar a qualidade do ar, uma vez que a cama é um ambiente propício para o acúmulo de ácaros.

4 – Evite perfumar a casa

Velas e purificadores de ar perfumados costumam deixar a casa sempre com um cheirinho agradável, mas não contribuem para a boa qualidade do ar que você respira. Isso porque muitos deles levam em sua composição produtos altamente tóxicos. Para perfumar a casa, opte por aromatizadores naturais normalmente feitos com ervas ou especiarias.

5 – Cuidado com a escolha do sabão e amaciante de roupas

Assim como os perfumadores de ambientes, alguns tipos de sabão e amaciante de roupas também possuem grande quantidade de substâncias tóxicos. Sempre que possível opte pelos que tiverem a composição mais neutra.

6 – Invista em um purificador ou umidificador de ar eletrônico

Embora não sejam baratos, os purificadores e umidificadores de ar eletrônicos contribuem para a melhora da qualidade do ar – principalmente o de ambientes que não contam com muitas saídas de ventilação.

7 – Tenha plantas

Além de decorar, as plantas trazem também benefícios incontáveis à saúde. Alguns tipos de plantas são capazes de filtrar o dióxido de carbono e absorver outras toxinas. Então vale a pena espalhar plantas em diferentes cômodos da casa.

8 – Aposte no carvão vegetal

O carvão vegetal pode ser grande aliado no combate do mofo e mau cheiro e consequentemente na purificação de ambientes internos – coloque alguns em pontos estratégicos da casa.

Este conteúdo foi publicado originalmente em Exame.com