SIMÕES FILHO: Bahiafarma inicia fornecimento de insulinas para o SUS

A compra do medicamento usado para o controle da Diabetes foi publicada no dia 16 de abril, no Diário Oficial da União (DOU)

Por Sérgio Ferreira 24/04/2018 - 11:06 hs

VISUAL NEWS NOTICIAS

A Bahiafarma, laboratório público do Estado da Bahia, inicia nesta semana o fornecimento de insulinas para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). A compra do medicamento usado para o controle da Diabetes foi publicada no dia 16 de abril, no Diário Oficial da União (DOU). O laboratório se torna responsável por atender 50% da demanda de insulinas de maior uso no ministério: a Regular (R) e a de ação prolongada, NPH.

Com o procedimento, o Brasil se tornará um dos poucos países a dominar o processo de fabricação de insulina, que é um dos medicamentos mais utilizados no mundo. O laboratório ucraniano Indar será parceiro tecnológico da Bahiafarma, e é reconhecido pelo uso de “tecnologias inovadoras”, como ressaltou Ronaldo Dias, diretor presidente da Bahiafarma.

O acordo entre os laboratórios prevê a instalação da fábrica de insulinas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que vai mudar o “patamar da indústria farmacêutica no Norte-Nordeste”, segundo o executivo. Todo o protocolo já foi assinado pelo governador Rui Costa, pelo presidente da Indar, e pelo secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Atualmente, cerca de 10% da população mundial sofre com a Diabetes. Vilas-Boas afirmou que a construção da fábrica de insulina “fará história na saúde pública do Brasil”, por ampliar o acesso da população ao medicamento.

Bahia.Ba