Bispo acusado de desvios em Goiás é solto após habeas corpus

Bispo acusado de desvios em Goiás é solto após habeas corpus

Por Visual News Notícias 18/04/2018 - 17:20 hs

Visual News Noticias

RIO — O bispo Dom José Ronaldo, acusado de chefiar uma quadrilha que atuava no desvio de dízimo e recursos da Diocese de Formosa (GO), foi solto na noite de terça-feira, após a concessão de um habeas corpus. Outros quatro clérigos e dois empresários, também presos na Operação Caifás, foram liberados da prisão.

De acordo com informações do site G1, o bispo abençoou presentes que lhe aguardavam na saída da cadeia e não concedeu entrevista.

Também foram liberados o monsenhor Epitácio Cardozo Pereira, vigário-geral da Diocese de Formosa, os padres Moacyr Santana, Mário Vieira de Brito, Waldson José de Melo, e os empresários Antônio Rubens Ferreira e Pedro Henrique Costa Augusto, apontados como laranjas do esquema.

O juiz eclesiástico Tiago Wenceslau, também apontado como parte do esquema, foi o único a permanece detido.

A soltura foi determinada pelos desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), em decisão unânime. Os acusados terão de comparecer em juízo uma vez por mês.

DESVIOS NA IGREJA

A Operação Caifás, deflagrada pelo Ministério Público, investiga se o grupo se apropriou de dinheiro oriundo de doações, arrecadações de festas e taxas cobradas em eventos na diocese.

De acordo com o G1, fiéis afirmaram que as despesas da casa episcopal pularam de R$ 5 mil para R$ 35 mil após a chegada do bispo Dom José Ronaldo, em 2015. Escutas telefônicas feitas pela Justiça teriam apontado a compra de uma fazenda de gado, carros de luxo e uma lotérica com os valores desviados.

O arcebispo de Uberaba (MG), Dom Paulo Mendes Peixoto, foi apontado pelo Papa Francisco para assumir temporariamente a diocese, até a nomeação definitiva de um novo bispo.

O Globo