Bom, bonito e barato! Confira dicas para decorar a casa sem gastar muito

Imóvel custa caro e deixa-lo daquele jeito que a gente vê em fotos espalhadas pela internet custa ainda mais

Por Visual News Notícias 03/04/2018 - 10:23 hs

Bom, bonito e barato! Confira dicas para decorar a casa sem gastar muito
Um exemplo de parede pintada com desenhos / Foto: Reprodução / Instagram Arquitetura Simples

A compra de um apartamento é um investimento alto. O imóvel custa caro e deixa-lo daquele jeito que a gente vê em fotos espalhadas pela internet custa ainda mais. As inspirações de decorações são inúmeras, indo do moderno ao vintage, do chique e glamoroso ao minimalista, do sóbrio ao colorido. Mas se o dinheiro não estar sobrando, como decorar o apartamento do jeito ‘ideal’? 

Para ajudar aqueles que não sabem por onde começar, conversamos com a arquiteta e dona do perfil @arquiteturasimples no Instagram, Fernanda Hereda, e listamos oito dicas para decorar sua casa sem gastar muito. 
 
1 – Móveis são imprescindíveis em uma casa, mas quando são planejados encarecem ainda mais o processo de decoração. A primeira dica da arquiteta é investir, então, em móveis prontos de lojas de decoração. “Hoje em dia são tão bonitos, atuais e tem tanta qualidade quanto um móvel planejado, ainda tem pronta entrega”, destaca. 

2 – Aposte em uma base coringa na sua casa, ou seja, móveis e decoração neutros e atemporais. Com isso, é possível mudar a cara da decoração a qualquer momento, com um custo reduzido.

3 – Usar a criatividade ajuda muito! Por exemplo: ao invés de fazer uma cabeceira de cama, que é caro, faz uma espécie de mosaico na parede, com tinta, e que dá um efeito legal. “E isso é muito barato porque só precisa de uma tinta e um bom profissional”, ressalta.

4 – Os armários da cozinha também podem ser substituídos por prateleiras

moduladas. “Nesse caso, é preciso ter um pouco de organização para

deixar os utensílios arrumados, mas é uma boa economia, já que na

cozinha a marcenaria é quase sempre planejada”, destaca a profissional.

5 – Se não tem dinheiro para investir em um sofá, uma boa ideia é o sofá de pallet. É basicamente um pallet – que é um móvel de madeira utilizado inicialmente para armazenamento de cargas – com almofadas em cima.

 

Blocos de concreto dão um charme a mais à decoração Foto: Reprodução / Instagram Arquitetura Simples

 

6 -  Reaproveitar móveis é uma das principais dicas e uma das mais utilizadas. Uma cadeira branca pode ganhar uma “nova cara” com uma pintura diferente, por exemplo. E por que não fazer uma mesa de cabeceira com blocos de concretos? É mais uma opção para deixar sua casa moderna sem pesar no bolso.

 

Foto: Reprodução / Instagram Arquitetura Simples

 

7 – Quer deixar sua casa com mais verde, mas sem gastar tanto? Você pode comprar uma planta – cactos são bem utilizados nas decorações por não precisar de cuidados intensos – e substituir um vaso bonito – e, possivelmente, caro -  por um saco de linhagem. É só botar a planta junto com o vaso que já veio com ela no saco e dobrar a borda na altura que deseja.


8 – O ‘Do It Yourself’, conhecido como ‘DIY’ – ‘faça você mesmo’, em português – ganhou força nos últimos anos. Com muitos tutoriais na internet, a ideia de colocar a mão na massa agrada quem quer economizar. E com a decoração de casa é possível implementar essa ideia. Por exemplo, com uma xícara e uma planta suculenta você pode dar um charme a mais para o ambiente.