O presidente da República, Michel Temer (MDB), estará na cidade de Xique-Xique.

Temer inaugura projeto de irrigação em Xique-Xique nesta quinta (22) e prefeito declara feriado no município

Por Sérgio Ferreira 21/03/2018 - 21:39 hs

O prefeito do município de Xique-Xique, no Vale São-Franciscano da Bahia, Reinaldo Braga Filho (MDB), decretou feriado no dia 22 de março, esta quinta-feira, para receber o presidente Michel Temer (MDB). A visita será para inaugurar o Baixio de Boa Vista – localizado em grande parte no território do município baiano. O projeto é considerado o maior de irrigação da América Latina.

baixio

O empreendimento é o maior projeto de irrigação da America Latina e terá capacidade de gerar aproximadamente 13 mil empregos | FOTO: Divulgação |

Na justificativa do decreto de feriado, o gestor do MDB da Bahia disse que o projeto é de grande importância para a economia da cidade. A gestão acredita que o Baixio de Boa Vista “vai desenvolver a produção agrícola e a geração de emprego e renda” da região. Conforme dados do decreto, esse projeto está há mais de 40 anos em desenvolvimento, entre estudos e execução, e pela primeira vez vai funcionar com a presença do presidente Temer.

No decreto, o prefeito salienta ainda que a agenda com o chefe do Executivo nacional será um marco na história do município. O projeto de irrigação, também conhecido como Baixio de Irecê está localizado no povoado de Boa Vista em Xique-Xique e tem uma área irrigável de 59.375 hectares, até o momento foram investidos cerca de R$ 1,5 bilhão, segundo a Codevasf.

Com 70% das terras em Xique-Xique e 30% em Itaguaçu da Bahia e 90 km de canal, o empreendimento é o maior projeto de irrigação da America Latina e terá capacidade de gerar aproximadamente 4,5 mil empregos diretos e 8,5 mil empregos indiretos, um impacto muito grande, mudando a realidade de Xique-Xique e região, com lotes produzindo hortaliças e frutas das mais variadas espécies.

Jornal da Chapada

Confira a íntegra do decreto