Mutirão 'Primeiro Emprego' será realizado em Simões Filho nesta semana

Contrato tem duração de 24 meses no âmbito do Estado por meio das Fundações

Por Sérgio Ferreira 13/03/2018 - 07:34 hs

Aqueles que residem na Região Metropolitana de Salvado (RMS) e concluíram os cursos técnicos do nível médio entre os anos 2015 e 2017 na rede estadual de ensino poderão participar do mutirão do 'Primeiro Emprego' desta semana. o evento será realizado nas cidades de Simões Filho e Camaçari.

Nesta terça-feira (13), das 08h às 14h, o projeto será realizado no Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, situado na BR-324, KM 18,5, CIA/Simões Filho. Todos os estudantes da RMS poderão participar. 

Já na quinta-feira (15), também das 08h às 14h, Camaçari  também irá receber a ação. O evento será realizado  Centro Territorial de Educação Profissional Metropolitano de Salvador, localizado na Rua Ponciano de Oliveira, 36, Centro. Para este mutirão, podem participar estudantes de Camaçari, Dias D’Ávila, Mata de São João e São Sebastião do Passé. 

Como funciona
Quem comparecer a um dos mutirões fará a atualização de dados, será verificada a sua regularidade do banco de dados da Secretaria de Educação e, caso haja vaga disponível na área em que o candidato se formou, em seguida, será encaminhado pela Secretaria do Trabalho (SINE) para verificar a elegibilidade (se atende a legislação do Programa).

Caso seja elegível(eis) para a(s) vaga(s), serão verificadas as nota médias durante todo o curso (ranking) e será dada preferência sempre para aqueles de maior nota, que serão encaminhados para uma possível contratação com Carteira de Trabalho assinada, com todos os direitos garantidos. 

O contrato tem duração de 24 meses no âmbito do Estado por meio das Fundações. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo; já nas Fundações, o contemplado terá, além de salário mínimo, plano de saúde opcional (Planserv), alimentação, vale transporte e processo formativo vinculado a sua área e ao serviço público.

Para realizar a atualização cadastral e se habilitar a ocupar uma possível vaga, o egresso precisa apresentar os seguintes documentos: carteira de trabalho, carteira de identidade (RG) e CPF. 

Já para efetivar a contratação precisará também apresentar a carteira de reservista, título de eleitor, último comprovante de votação, comprovante de residência, currículo atualizado, certificado de conclusão do curso ou diploma ou histórico escolar. Para os casados e/ou com filhos, será necessário apresentar também a certidão de casamento, certidão de nascimento caso tenha filho, cartão de vacinação (dependente com até cinco anos de idade), comprovante de escolaridade (dependente após seis anos), conta bancária, duas fotos 3x4.

A ação é desenvolvida em conjunto pelas secretarias estaduais da Educação, do Trabalho, da Administração, da Casa Civil e de fundações parceiras, como a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf).