Vice-presidente dos EUA anuncia embaixada em Jerusalém para 2019

Evangélico, Mike Pence mencionou a história judaica, que remonta aos tempos bíblicos.

Por Visual News Notícias 22/01/2018 - 18:42 hs

A embaixada dos EUA em Israel vai ser mudada de Tel Aviv para Jerusalém até o final de 2019, disse o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, em um discurso no parlamento israelense nesta segunda-feira (22).

Quando o presidente Donald Trump anunciou o reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel no mês passado, prometeu reabrir a embaixada dos EUA na capital, mas não havia estabelecido uma data. Agora, Pence confirma o que vinha sendo divulgado pela imprensa nos últimos dias.

“Jerusalém é a capital de Israel – e, como tal, o presidente Trump ordenou ao Departamento de Estado que inicie imediatamente os preparativos para mover a embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém”, afirmou Pence. Ele precisou interromper brevemente seu discurso devido às manifestações dos parlamentares árabes, que ergueram cartazes e gritavam palavras de ordem em árabe e inglês, dizendo que “Jerusalém é a capital da Palestina”.

Pence respondeu com um sorriso dizendo que aquilo mostrava o quanto Israel era democrático. As negociações de paz entre israelenses e palestinos estão paralisadas há quase quatro anos por conta da inércia do governo Obama, que atuava como mediador, mas não fez esforços concretos para uma solução.

Antes de chegar a Israel, Pence visitou Egito e Jordânia. Nos encontros que teve com os líderes daqueles países deixou claro que, com a mudança do status de Jerusalém, “os Estados Unidos escolheram o fato e não a ficção. Esse fato é o único fundamento verdadeiro para uma paz justa e duradoura”.

O vice-presidente é evangélico e, em seu discurso, voltou a fazer menções a história judaica, que remonta aos tempos bíblicos. Também recitou uma oração judaica de ação de graças ao falar sobre os 70 anos da refundação de Israel, a ser comemorado em maio deste ano. Com informações de Jerusalem Post