Marina Silva diz que quer concorrer à Presidência

Ex-senadora anunciou a sua pré-candidatura para as eleições de 2018 pela Rede

Por Sérgio Ferreira 04/12/2017 - 01:48 hs

Rio - A ex-senadora Marina Silva anunciou, ontem, a sua pré-candidatura à Presidência da República pelo partido Rede Sustentabilidade. A candidatura ainda precisa ser aprovada no congresso nacional da legenda, previsto para abril de 2018. Já as definições sobre chapa e coligações serão feitas na convenção partidária eleitoral, até agosto. Porta-voz da Rede, Marina confirmou a disposição de disputar a corrida presidencial pela terceira vez durante encontro do Elo Nacional do partido, que funciona como diretório nacional, em Brasília.

As convenções estaduais da Rede aprovaram moções pedindo a candidatura da ex-senadora. "Ao me dispor a ser a pré-candidata da Rede, e é uma pré-candidatura, vamos continuar dialogando com os outros partidos, vamos dialogar com os núcleos vivos da sociedade", disse.

O texto lido no encontro da Rede destacou que é preciso um 'projeto de país que recupere o potencial realizador e transformador da juventude (e de todo o povo brasileiro), que almeja por justiça, solidariedade, participação social, preservação e uso sustentável dos recursos naturais'.

Em 2010, Marina concorreu à Presidência da República como candidata do PV. Recebeu 19,6 milhões de votos e ficou em terceiro. Em 2014, pelo PSB, ela repetiu o terceiro  lugar, desta vez com 22,1 milhões de votos. Marina foi vereadora em Rio Branco, deputada estadual, senadora por dois mandatos e ministra do Meio Ambiente durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A política foi filiada ao PT e passou por PV e PSB.