Passarelas do metrô ganham câmeras que vão identificar bandidos

Sistema, ainda a ser licitado, fará verificação facial capaz de reconhecer foragidos; 13 passarelas estão sendo vigiadas

Por Visual News Notícias 11/10/2017 - 10:19 hs

'Sorria, você está sendo filmado!' A placa, nas passarelas do metrô de Salvador, podem até ser bem humoradas, mas, num futuro próximo, pode acabar com a alegria de muitos criminosos procurados pela Polícia. Na inauguração da nova passarela da estação do Detran, que já estreou com 15 câmeras de vigilância, nesta terça-feira (10), uma novidade anunciada pelo governador Rui Costa chamou a atenção. Ele disse que pretende licitar um modelo de processamento computadorizado das imagens capturadas no local.

Na prática, uma pessoa foragida, que tenha um mandado de prisão em aberto, por exemplo, e acessar as estações e as passarelas, poderá ser identificada pelas câmeras. As imagens, segundo o governador, seriam enviadas imediatamente à Polícia, o que pode facilitar as prisões.

Rui não informou se há prazo definido para que o sistema esteja em funcionamento, nem quanto deve custar. A nova passarela, com câmeras que já ajudam a verificar se há alguma situação suspeita nas plataformas, foi um investimento de R$ 6 milhões, e passa a ligar o Detran ao outro lado da Avenida Antonio Carlos Magalhães.

Guardas fazem a segurança das passarelas (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO)

Segundo a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela administração do metrô de Salvador e de 13 passarelas, as imagens registradas pelas câmeras são enviadas para um Centro de Controle Operacional que acompanha, em tempo real, o movimento dos pedestres. E a do Detran não é a única que possui os equipamentos, que também estão instalados nas 13 travesssias ao longo das linhas 1 e 2: Bonocô, Pirajá, Acesso Norte, Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga. 

Depois do Detran, com 15 câmeras, as passarelas mais vigiadas são a da Rodoviária, do Pernambués e do Bairro da Paz, com 13 equipamentos cada. Mussurunga (12), Pirajá (12) e Acesso Norte (10) também estão bem colocadas no ranking, seguidas por CAB (9), Flamboyant (9), Tamburugy (9), Pituaçu (8), Imbuí (7), e Bonocô (6). 

No total, 13 passarelas receberam as cãmeras de segurança (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO)

A instalação das câmeras dividiu opiniões. Para a estudante de Pedagogia Michele Santos, 23 anos, os equipamentos não vão fazer muita diferença. "Câmera de segurança não garantem nada. Ladrão não respeita câmera. Veja o exemplo dos ônibus: temos câmeras há anos e nem por isso coíbe as ações dos bandidos. Pelo contrário, a estatística de assaltos só aumenta", presume. 

O equipamento recebeu 15 câmeras (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO)

Já a dona de casa Vilma Reis, 55, acredita que os novos equipamentos ajudam a melhorar a sensação de segurança. "Não sei se terá algum efeito, mas, ao menos, nos sentimos mais seguros", disse.

As novas passarelas são mais largas que as anteriores (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO)

Mais espaço
A nova passarela da estação Detran tem o dobro da largura do equipamento anterior: são 3,60 metros de largura e 360 metros de extensão, e é a primeira estrutura deste tipo da Linha 2. O local recebeu rampas de acesso, piso tátil e duas escadas rolantes, uma na saída do Detran e outra próxima ao supermercado G Barbosa. O governo prometeu que, até o final do ano, serão entregues também os novos acessos das estações Pernambués, Imbuí e Mussurunga.