O líder Quilombola Gabriel Santos( Binho) é morto em Simões Fillho

Binho do Quilombo é morto a tiros em Simões Filho

Por Sérgio Ferreira 19/09/2017 - 10:14 hs

A caminho de um sepultamento em um Cemitério de Salvador, o líder Quilombola Flavio Gabriel Pacifico dos Santos, 36 anos, o “Binho do Quilombo”, morreu, na manhã desta terça-feira (19/7), com pelo menos 10 tiros. A vítima estava dentro do seu carro em frente à Escola Municipal Nova Esperança, no município de Simões Filho, Região metropolitana de Salvador.

Cerca de 14 horas antes de ser executado, em seu perfil do Facebook, Binho publicou uma imagem de luto pela morte de Mãe Pina, onde destacou seu respeito por ela e se despediu. “Sinto um grande orgulho de ter conhecido uma pessoa como Mãe Pina que lutou pela igualdade e respeito. Hoje, Simões Filho perde uma grande guerreira”, escreveu.

Diversos amigos usaram as redes sociais para lamentar a morte do líder Quilombola. Dor, angústia, tristeza, e muitas saudades. Esses entre tantos outros sentimentos são expressados agora por pessoas que conheciam Gabriel Silva. Essas recorrem às redes sociais para fazerem suas emocionadas despedidas do tão querido Binho.

Líder nato, morador do distrito de Pitanga de Palmares, ele era filho da senhora Maria Bernadete Pacífico, ex-secretária da Promoção da Igualdade Racial do município e grande militante na luta pela valorização das comunidades quilombolas. O trabalho que ele realizava era voltado por melhorias para sua comunidade.

Binho concorreu às eleições de 2012 e 2016 como candidato a vereador, neste último, teve 453 votos. Ele também era cantor do tradicional samba de viola e era um apaixonado por futebol. No último dia 19 de abril, Binho participou da Reunião Extraordinária do Conselho Gestor da APA Joanes-Ipitanga, em Lauro de Freitas, onde foi discutida a instalação do aterro sanitário em Simões Filho. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil. Informações do site Simões Filho Online*