Vai usar tapete na decoração? Então não perca estas dicas

Por Visual News Notícias 30/08/2017 - 10:38 hs

Os tapetes são uma parte importante da decoração de uma casa. Eles combinam com os móveis e trazem charme e aconchego a um ambiente. Porém, a escolha do modelo ideal é difícil, pois há inúmeros tamanhos, tipos e formas disponíveis no mercado.  Mas não é impossível fazer a escolha correta e dar um upgrade na decoração de sua casa.

A primeira dica é deixar para escolher o tapete já no final do projeto de ambientação, uma vez que já estará definido o espaço e a disposição dos móveis. O tapete deve também se encaixar no ambiente. Outra dica importante é observar em que cômodo aquela peça será instalada. Em banheiros, por exemplo, deve-se evitar tapetes com pelos e na cozinha o ideal é o uso de tapetes de fácil manutenção, devido a grande movimentação e por estarem sujeitos a sujeira.

Há algumas dicas de como associar esses itens a decoração da casa. Nos quartos, por exemplo, uma boa solução é optar por um tapete retangular no sentido contrário ao da cama, permitindo que a peça fique sobrando nas laterais e na frente do móvel.  Nos cômodos em que tiverem carpete, contudo, é indicado que não sejam colocados tapetes.    

Projeto assinado pela Chastinet Arquitetura

Em casas com crianças e animais domésticos, é recomendado o uso de tapetes com cores escuras na sala. O restante da decoração, por outro lado, pede a opção por tons claros, favorecendo a sensação de amplitude do local. Se houver idosos na casa, deve-se tomar cuidados extras para evitar acidentes, como colar fitas antiderrapantes embaixo dos tapetes.

Casa Para Viver separou algumas dicas para lhe ajudar na hora de comprar um tapete e na preservação da peça.

Qual forma usar?

Os tapetes podem possuir formas redondas, retangulares e quadradas. Apesar das retangulares serem as mais usadas, muitas pessoas têm preferido inovar na hora de escolher a sua peça. Veja algumas dicas na hora de escolher o formato do seu tapete.

REDONDOS: são os mais difíceis de usar e são recomendados para quem se identifica com um estilo mais urbano. O ideal é que ao optar por um tapete redondo, todos os móveis do cômodo fiquem sobre a peça. Em locais pequenos, onde isso é mais difícil, recomenda-se distribuir vários tapetes pequenos para cobrir áreas menores do lugar.

RETANGULARES: são os tapetes mais usados ainda hoje. Eles são ideais para quartos e salas mais amplos e se harmonizam melhor com móveis retangulares e ovais.  

QUADRADO: Versáteis, os tapetes quadrados não precisam ser colocados no chão apenas em sua disposição tradicional. Eles podem ser colocados em um ângulo de 45º, dando maior destaque aos cantos da divisão e objetos contidos neles. Também são mais ideais para ambientes amplos. Os tapetes quadrados ainda podem ser uma opção para se pôr à frente ou  por baixo de um sofá, proporcionando uma área de conforto para se colocar os pés.

 

Foto: 99 Graus

 

Modelos de tapete:

KILIM: Esse tapete possui textura forte e sem pelos.  Podem ser meramente decorativos, mas também usados como tapetes de oração.  Ele é confeccionado com laçados por entre os fios da urdidura, se assemelhando com um bordado.

PERSAS: Confeccionados no Irã, antiga Pérsia, esses tapetes são mais usados nas cores vermelho, amarelo e azul. A marca dos fabricantes é registrada por meio de desenhos geométricos, medalhões e florais. É bastante comum a presença de algodão e lã no corpo do tapete e o uso de material de seda nos contornos dos desenhos.

AUBUSSON: Extremamente sofisticados, esse modelo geralmente possui desenhos de paisagens. De origem francesa, surgiram no século XVIII.

SISAL: Usado principalmente em ambientes descontraídos, esse modelo é composto de fibra de sisal. É feito também com vários modelos de tramas e pode ser encomendado em qualquer tamanho.

INDIANO: Possui estampas florais, apesar dos desenhos não possuírem muita nitidez. É feito de um material que é uma mistura de viscose (substituto popular da seda) e lã. São muito resistentes.

CHINESES: Seu grande atrativo é o seu movimento e maciez, devido ao uso de fios altos, com mais de 10 centímetros.

FIBRAS ARTIFICIAIS: Feitos com materiais como acrílico, náilon, poliéster e celulose, são os tapetes mais baratos no mercado. O preço, porém, não quer dizer que eles sejam menos duráveis. E, em alguns casos, são mais adequados para ambientes do que os de fibras naturais.

Algumas tendências

– Sobreposição de tapetes: Uma tendência que vem ganhando espaço é a sobreposição de dois ou mais tapetes em um mesmo ambiente. Isso porque concede um ar moderno ao décor e ainda torna o espaço mais personalizado. É possível fazer a sobreposição entre dois tapetes neutros diferentes, concedendo um ar de moldura, ou uma sobreposição entre um tapete liso e outro estampado. É possível ainda fazer uma composição de peças diferentes, que dialoguem entre si e com o ambiente.

Sobreposição de tapetes liso e estampado

– Tapetes listrados: As listras são tendência e uma boa escolha para quem quer sair do óbvio. É possível que o ambiente ganhe um ar mais moderno com a opção pelos tapetes listrados.

– Tapetes geométricos: Modernos, os tapetes geométricos conferem personalidade ao ambiente e não possuem restrição de uso, podendo ser incorporados em todos os cômodos de uma casa. Entretanto, se for a opção de um escritório, deve-se observar cores neutras e padrões menores.

– Estampas em alto relevo: Conferem um ar moderno ao ambiente. O uso deste tipo de estampa passa a impressão de que o tapete está flutuando e pode se tornar o assunto da conversa, ressaltando a sua decoração.

 

 

Cuidados:

– Evite uso de produtos muito abrasivos e que prometem remover manchas com facilidade, mesmo em tapetes que sejam sintéticos.

– Aspire o tapete semanalmente para remover o pó para manter a peça limpa. Uma sugestão é que as aspirações aconteçam três vezes por semana. E lembre-se: a aspiração deve ocorrer sempre no sentido dos fios e da costura.

– Caso for lavar a peça, a esfregação pode danificar as fibras do tecido, então tome cuidado.

– A higienização deve ser feita com sabão de coco ou detergente neutro. As peças devem ser bem enxaguadas.  

– As peças podem ser lavadas a seco, a cada dois anos.

– O contato com o sol pode danificar o tapete, principalmente se o tecido estiver úmido.

– Leia sempre a etiqueta com as instruções, para não realizar algum procedimento inadequado para aquela peça.

– No caso de manchas de gordura, use bicarbonato de sódio ou serragem e utilize o aspirador para retirar o produto. Evite esfregar a mancha para que ela não se espalhe. Caso o procedimento não funcione, a orientação é buscar uma empresa especializada.