Combate às hepatites virais em salões de beleza e estúdios de tatuagens

Por Sérgio Ferreira 20/07/2017 - 08:01 hs

Objetivo é conscientizar a população de risco de doenças

A Hepatite, inflamação do fígado causada por agentes infecciosos, é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A enfermidade pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

 Pensando nisso e para colaborar com a Campanha do Julho Amarelo, uma campanha de alerta para Hepatites Virais, está sendo promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, no dia 27 de julho, às 8h, no Centro de Formação de Professores, palestra para orientar profissionais  de salão de beleza, e esmalterias (Manicures, Pedicures), e profissionais que trabalham em estúdio de tatuagem do município, sobre HEPATITES VIRAIS.

Na oportunidade também serão oferecidos testes rápidos para diagnósticos de hepatite B e C e vacinação aos profissionais participantes. Com isso pretende-se capacitar tais profissionais para levar a proposta de prevenção para os seus atendimentos, visto que os materiais compartilhados sem a devida esterilização aumentam o potencial de infecção para Hepatite B e C.