Pastor é morto a tiros em frente a igreja, logo após encerrar o culto; Crime gerou protestos

Pastor é morto a tiros em frente a igreja, logo após encerrar o culto; Crime gerou protestos

Por Sérgio Ferreira 19/07/2017 - 08:48 hs

Os cristãos na Índia continuam sob intenso ataque de extremistas hindus e o incidente mais recente relatado pela imprensa internacional resultou na morte de um pastor que saía do culto.

O caso foi registrado na cidade de Ludhiana, no último sábado, 15 de julho, por volta das 20h00. O pastor Sultan Masih levou três tiros, sendo um na cabeça, disparados por dois homens que o aguardavam de moto do lado de fora do templo. Testemunhas disseram que eles estavam com os rostos cobertos.

De acordo com informações do portal Charisma News, as câmeras de segurança da igreja registraram o momento do ataque, mas como havia pouca iluminação, não foi possível obter nenhuma pista dos assassinos.

A família do pastor foi informada do incidente por duas pessoas que testemunharam a execução. A gravação das câmeras mostra que pessoas que estavam próximas ao local correram para acudir Masih, tentando estancar o sangue enquanto o socorriam a um hospital mais próximo.

No entanto, os médicos do hospital Dayanand Medical College (DMC) declararam a morte do pastor assim que chegaram ao local.

Revolta

Sultan Masih deixou a esposa, Sarbjit, e dois filhos, Ali Shah, 26 anos, e Hanok, 18. O pastor comandava a igreja, chamada Igreja Templo de Deus, há mais de trinta anos e não mantinha inimizade com ninguém, de acordo com os relatos feitos à Polícia, que está investigando o caso.

No dia seguinte à sua morte, por volta das 10h30, centenas de cristãos revoltados com o assassinato e a perseguição recorrente bloquearam uma rodovia que atravessa o distrito de Salem Tabri, por mais de cinco horas.

No protesto, os fiéis diziam que não liberariam o corpo do pastor para a autópsia e sepultamento até que a Polícia aceitasse iniciar uma investigação sobre o caso.

“Este ataque não foi provocado apenas a um pastor cristão, mas a todos os membros de sua congregação. Podemos dizer que é um ataque à liberdade religiosa e ressoa com o ódio que os cristãos enfrentam diariamente em uma nação que está se tornando cada vez mais polarizada sob o governo de Modi”, comentou Wilson Chowdhry, presidente da British Christian Association.

“O nome do pastor Sultan Masih é adicionado a uma crescente lista de mártires cristãos em todo o mundo, e estou orando pelo socorro a sua família e amigos. O aumento dos ataques aos cristãos na Índia é motivo de preocupação internacional. No entanto, desde o fim do boicote diplomático de 10 meses de Narendra Mohdi em 2012, a Grã-Bretanha criou fortes laços diplomáticos com o país, fermentando a falta de vontade para condenar as atrocidades conhecidas dos direitos humanos sob o seu regime”, protestou.

A entidade World Watch Monitor divulgou o vídeo com as imagens das câmeras de segurança, que mostram a chegada dos assassinos e a execução. A cena é chocante: