Atletismo: ex-aluno de Simões Filho, Flávio Silva compõem comissão técnica em mundial na África

Por Sérgio Ferreira 18/07/2017 - 08:16 hs

De Simões Filho ao Quênia na África – Uma história de vida com o tom da“esperança”

Flávio dos Santos Silva, 46 anos, ex-aluno do tradicional Colégio Padre Luiz Palmeira, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, na sua juventude vivenciou grandes dificuldades, mas não desistiu e com a “esperança” firmada no coração cheio de “amor ao esporte”, construiu uma história de vida com muita honradez e dedicação ao atletismo. Atualmente como Técnico na Associação Riopretense Pró Atletismo (Arpa-SP), o filho da “Boa Terra”, no domingo (09/07), embarcou com a Seleção Brasileira Sub-18para o Campeonato Mundial de Atletismo em Nairóbi, no Quênia, na África.

capa

A história de um homem que ao “vivenciar momentos outrora difíceis, mas não desistiu e hoje consagrado como um grande guerreiro que incentiva inúmeros jovens atletas”, no interior paulista, contou com o apoio de figuras importantíssimas na sua trajetória de vida, como o renomado professor Og Robson de Menezes Chagas, um dos principais protagonistas do esporte simõesfilhense que com a arte de educar há mais de 40 anos; formou o caráter  e projetou diversos atletas no município.

Uma frase que se aplica aos ideais de amizade diz que “nas horas difíceis podemos saber quem realmente são os amigos”. Outra diz que “um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo sempre será um irmão”. Com esta definição, a atleta Solange Carvalhoex-aluna e amiga do Padre Luiz Palmeira, se destacou também como apoiadora e incentivadora da vida pregressa do Flávio e que jamais o tempo poderá apagar as boas memórias.

sol2
Professor OG e Solange Atleta ~ “Somente a união e o amor são capazes de transformar inúmeras vidas”

A reportagem do “Rede Imprensa” entrou em contato com Solange Carvalho que disse que recebeu com muita alegria, satisfação e gratidão a Deus a boa notícia.

“Sempre acreditei na capacidade de Flávio que em todos os momentos demonstrou uma grande força e hoje como técnico ao ser convidado e acompanhar a delegação da Seleção Brasileira de Atletismo no Sub-18, reforça mais ainda aquilo que sempre soube: Que ele iria muito longe.”

 

A reportagem não conseguiu falar com o professor Og Robson, que sem dúvida é um das pessoas que teve uma participação muito importante na vida de Flávio. Og, atualmente é presidente da Federação Baiana de Atletismo, além de ser membro da Confederação Brasileira de Atletismo.

Dezesseis atletas participaram do Campeonato Mundial de Nairóbi entre os dias 12 e 16 deste mês. A delegação embarcou em dois grupos. O primeiro deixou o Aeroporto Internacional de Guarulhos pelo voo da Ethiopian ET 507, com escala em Adis Abeba. Outra parte da equipe seguiu pelo mesmo aeroporto pelo voo da Emirates EK 262, via Dubai.

africa2
Foto: Facebook/Flavio Silva

A comissão técnica levou sete atletas no masculino e nove no feminino – todos com os índices exigidos pela Confederação Brasileira de Altetismo (CBAt).

Além do técnico Flávio Silva, a comissão técnica contou com o treinador-chefe Evandro Lazari (Orcampi Unimed-SP), e também os técnicos Darci Ferreira da Silva (SESI-SP), Marcos Flademir Vieira (ASA Sorriso-MT) e Neusa Aparecida do Amaral (EMFCA-RJ).

africa3
Primeiro almoço no Quênia com Darci e Marcos

SOBRE FLÁVIO DOS SANTOS SILVA

Nasceu em 03 de maio de 1971, atualmente tem 46 anos. Filho de Maria Helena dos Santos e José Bento da Silva (ambos em memorian). Ele é pai de Hugo Bomfim Silva, natural de Simões Filho. Hugo atualmente mora em Uberaba, no interior do estado de Minas Gerais. O jovem é fruto do casamento de Flávio com a ex-esposa, Marilene Bomfim.

RESULTADO DA COMPETIÇÃO EM NAIRÓBI, QUÊNIA

Brasil conquista ouro no encerramento do Mundial Sub-18 de Atletismo: De acordo com informações da Confederação Brasileira de Atletismo, o Brasil conquistou neste domingo (dia 16) a medalha de ouro no revezamento misto 4×400 m no encerramento do Campeonato Mundial Sub-18 de Atletismo, no Estádio Kasarani, em Nairóbi, no Quênia.

A equipe, formada por Bruno Benedito da Silva, Giovana Rosália dos Santos, Jéssica Vitória Moreira e Alison Brendom dos Santos, completou a prova em 3:21.71. Por pontos, o Brasil ficou em 10º lugar, somando 47, levando muitos atletas entre os oito finalistas. Lorraine Barbosa Martins, por exemplo, ficou em quarto nos 100 e nos 200 m, mesma colocação de Arielton Santos, nos 100 m, e de Vitor Gabriel no lançamento do disco. Nesta classificação, a Alemanha ficou em primeiro lugar, com 131 pontos, seguida do Quênia, com 124, e da China, com 116.

Bruno Benedito da Silva, Giovana Rosália dos Santos, Jéssica Vitória Moreira e Alison Brendom dos Santos

O Brasil participou do Campeonato Mundial Sub-18 com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da CBAt, patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

Os atletas que participaram do Campeonato Mundial de Atletismo

Masculino

Arielton Costa dos Santos (ASA Sorriso-MT) – 100 m / 200 m

Erik Felipe Cardoso (SESI-SP) – 100 m

Bruno Benedito da Silva (Orcampi Unimed-SP) – 400 m

Alison Brendom dos Santos (IEL-SP) – 400 m com barreiras

Samuel Batista de Sousa (SESI – SP) – salto em altura

Adrian Henrique Dias Vieira (SESI-SP) – salto triplo

Vitor Gabriel Motin (PM Colombo-PR) – lançamento do disco

Feminino

Lorraine Barbosa Martins (EMFCA-RJ) – 100 m / 200 m

Leticia Maria Nonato Lima (CT Piauí-PI) – 200 m

Giovana Rosalia dos Santos (FCTE-SP) – 400 m

Micaela Rosa de Mello (UCA-SC) – 100 m com barreiras

Chayenne Pereira da Silva (EMFC-RJ) – 400 m com barreiras

Jessica Vitoria Moreira (Águias Guariba-SP) – 400 m com barreiras

Nerisnelia dos Santos Souza (ASA Sorriso-MT) – salto triplo

Gleice Stefanie de Castro (ARPA-SP) – arremesso do peso

Alana das Neves Maranhão (Asempar Paranavaí-PR) – lançamento do dardo