tecnologia nos pneus e cuidados com o estepe

Descubra as novidades que você precisa conhecer sobre tecnologia dos pneus e estepes

Por Sérgio Ferreira 14/07/2017 - 11:17 hs

 Tecnologia nos pneus

 

A tecnologia também chega aos pneus do seu carro.  Na realidade, representa uma volta ao passado. Os primeiros pneus eram anéis sólidos de borracha enrolados em rodas de carroças. Eram duros, imunes a furos e duráveis. Hoje em dia os fabricantes tentam fazer do pneu furado, coisa do passado. A fabricação é mais complexa que antigamente, e em compensação, quando necessário, os pneus rodam sem ar. Esse tipo tem laterais externas mais rígidas e pode suportar o peso do carro quando perde pressão. Consegue rodar até uma distância de 80 quilômetros a uma velocidade média  de 90 quilômetros por hora, sem nenhuma pressão, porém, a maioria  não pode ser consertada depois de perfurado. O perfil desse tipo de pneu costuma ser baixo e utilizado em carros esportivos, mas existem também para carros de passeio e até minivans e suvs. Pra esse e outros tipos de pneus, os fabricantes recomendam calibrar uma vez por semana, alinhar direção e balancear as rodas a cada 5 mil quilômetros.   

 

Foto: Reprodução

 

 

- Dicas para manutenção e conservação do estepe

 

Quando o pneu do seu carro fura e você percebe que o estepe está murcho, careca ou ressecado. Portanto, ele precisa ser verificado sempre. Não o esqueça “solitário” no porta-malas do seu carro. A manutenção geralmente é simples. A cada 15 dias verifique e calibre o estepe com a pressão de carga máxima indicada no manual do proprietário do veículo. Isso pra compensar uma possível perda de pressão que acontece com o passar do tempo. O mesmo procedimento deve ser feito com o estepe que fica na parte externa da traseira de alguns modelos.

 

Mais duas coisas importantes: o prazo de validade dos pneus é de 5 anos, depois disso, é aconselhável substituir.  E os parafusos que prendem o estepe podem enferrujar, então é sempre bom ficar atento para lubrificar ou substituir. Os pneus que ficam expostos geralmente ressecam mais rapidamente do que os que ficam no porta-malas. Muita atenção e cuidado com seu estepe, pois a qualquer momento, pode precisar dele.